O Cruzeiro conheceu os seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2025. Após sorteio realizado pela Conmebol, ficou definido que a Raposa será cabeça de chave do Grupo E, que tem Unión Santa Fé-ARG, Palestino-CHI e Mushuc Runa-EQU.
Durante a live da Samuca TV, nesta terça-feira (18), os comentaristas Pedro Torres e Caio Fábio analisaram o grupo do Cruzeiro na competição internacional. No entendimento geral, o time celeste tem ‘obrigação’ de terminar na liderança da chave.
Pedro iniciou sua análise comparando o atual grupo do Cruzeiro com o do ano passado na Sul-Americana, que tinha Universida Católica-EQU, Alianza-COL e Unión La Calera-CHI. Para ele, os adversários deste ano são um pouco mais fortes tecnicamente.
“Eu até acho que o grupo do Cruzeiro neste ano está mais forte do que o grupo do ano passado, mas ainda é um grupo muito acessível para o Cruzeiro. Concordo que o Palestino pode ser quem vai brigar com o Cruzeiro pela primeira colocação, mas no confronto direto, o Cruzeiro tem que levar vantagem”, disse.
Torres ainda acredita que a Raposa tem condições de terminar com a melhor campanha geral do torneio. Ele classificará como inadmissível se o Cruzeiro não vencer os três adversários dentro de seus domínios.
+ Leia também: Primeiro jogo do Cruzeiro no Mineirão com torcida pela Sul-Americana será contra o Palestino
“O Cruzeiro caiu em um grupo que dá condição de terminar a fase de grupos com a melhor campanha geral. Talvez, quem tem um grupo no mesmo nível é o rival (Atlético-MG), que está no Grupo H. Para mim, tem que sair desse grupo com o máximo de pontos possíveis”.
“Os jogos em casa o Cruzeiro tem que vencer todos. Eu penso que é inadmissível o Cruzeiro não ter 100% de aproveitamento em casa na fase de grupos”
Pedro Torres, comentarista da Samuca TV
Análise dos adversários
Caio Fábio concordou com a opinião do colega. Segundo o comentarista, apenas o Grupo do Atlético-MG é mais fácil que o do Cruzeiro. Dessa forma, a cobrança mínima é pela primeira colocação da chave.
“É um grupo que ficou de bom tamanho, bem ok para o Cruzeiro. Não acho que seja um grupo tão fraco como o do Atlético-MG, acho ele a baba do boi cansado, muito fraco”, disse.
“O Cruzeiro tem um cenário importante para ser o primeiro colocado com alguma sobre, diferentemente do ano passado”
Caio Fábio, comentarista da Samuca TV
O comentarista da Samuca TV ainda fez uma breve análise do momento atual de cada equipe do grupo do Cruzeiro. O Palestino é o líder do Campeonato Chileno, com 12 pontos. Já o Unión está na 13ª posição no Campeonato Argentino, enquanto o Mushuc Runa é o 8º no Campeonato Equatoriano.
“Quando a gente olha para o Palestino, é a equipe na qual o Cruzeiro deve estar em melhor momento, lidera o Campeonato Chileno. Eu acho que é uma equipe que dentro de casa pode oferecer um perigo ao Cruzeiro”, previu.
“O Unión-ARG não é uma equipe que está tão distante do Palestino, acho que eles podem brigar pela segunda colocação. É uma equipe que, em casa, vai oferecer um ambiente bem hostil, mas tecnicamente fica devendo”, alertou.
“O Mushuc Runa, com certa sobra, é o adversário mais frágil. Não é o pior da fase de grupos, mas tem pouca qualidade”, finalizou.
Ordem dos jogos e calendário
- 1ª rodada: Unión Santa Fé-ARG x Cruzeiro – 02 de abril
- 2ª rodada: Cruzeiro x Mushuc Runa-EQU – 09 de abril
- 3ª rodada: Palestino-CHI x Cruzeiro – 23 de abril
- 4ª rodada: Mushuc Runa-EQU x Cruzeiro – 07 de maio
- 5ª rodada: Cruzeiro x Palestino-CHI – 14 de maio
- 6ª rodada: Cruzeiro x Unión Santa Fé-ARG – 28 de maio

