A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu, nesta quarta-feira (12), em sua sede, no Rio de Janeiro, representantes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano para aprovar novidades na competição. O Cruzeiro foi representado por Alexandre Mattos, CEO do clube.
No encontro, a CBF apresentou aos clubes algumas mudanças para 2025, como a criação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem e o Sistema de Bolas Múltiplas.
Também foram definidos os protocolos para a paralisação da Série A durante o Mundial de Clubes e a adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo.
O Central da Toca procurou Alexandre Mattos para detalhar o encontro, mas o dirigente está suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG), da Federação Mineira de Futebol (FMF). Por esse motivo, o CEO do Cruzeiro não pôde dar entrevista.
Comitê de Arbitragem
Conforme anunciado pela CBF em 13 de fevereiro, a entidade tem, agora, um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem. À época, a decisão foi comunicada após a demissão de Wilson Seneme, então presidente da Comissão de Arbitragem.
Diante da nova estrutura, a CBF contará com as presenças do italiano Nicola Rizolli, árbitro da final da Copa do Mundo de 2014, do argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e do brasileiro Sandro Meira Ricci, que também apitou as Copas de 2014 e 2018.
Já a nova Comissão de Arbitragem terá os ex-árbitros Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
Sistema de Bolas Múltiplas
Em 2025, inspirado na Premier League, a Primeira Divisão da Inglaterra, o Brasileirão terá um novo método de reposição de bola. Ao todo, 16 bolas serão posicionadas próximas ao gramado, em cones, para que os jogadores apenas retirem o objeto do suporte.
A ideia é fazer com que os jogos do Brasileirão tenham maior tempo de bola rolando, enquanto os gandulas serão responsáveis somente por repor as bolas em cada cone.
Pausas nas Datas Fifa
Durante a reunião, também ficou definido que o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data Fifa. Nesses períodos, os times com jogadores convocados para as seleções terão intervalo mínimo de 48h sem jogos.
Mundial de Clubes
De acordo com a CBF, para evitar conflitos de datas com o Mundial de Clubes da Fifa, realizado entre 15 de junho e 13 de julho, o Brasileirão ficará novamente paralisado.
Com as presenças de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo no Mundial, os demais clubes, como o Cruzeiro, terão a opção de fazer intertemporadas ou excursões pelo Brasil ou pelo exterior.
Protocolo de Combate ao Racismo
Em 2025, a Série A adotará o Protocolo Global de Combate ao Racismo, implementado pela Fifa. O procedimento consiste em cruzar os braços em forma de X para denunciar um ato de cunho racista. O gesto pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto.

