Após a polêmica nos últimos dias, o Cruzeiro voltou a ter o escudo original na nova camisa de goleiro para a temporada de 2025.
Por meio das redes sociais, o Cruzeiro divulgou um vídeo do momento em que os jogadores passaram pelo media day na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. A ação ocorre para divulgação da marca a cada temporada.
Nas imagens divulgadas pelo Cruzeiro, o goleiro Léo Aragão apareceu com a nova camisa de goleiro, mas, dessa vez, sem o escudo vermelho. O escudo leva as cores normais do clube, em azul e branco.
Sobre o novo uniforme
Apenas a camisa de linha está sendo comercializada nos modelos masculinos, femininos e infantis. O novo manto tem a cor azul como predominante, enquanto as mangas são brancas e com detalhes em vários tons de azul. A gola, nas costas do uniforme, leva o nome do Cruzeiro e estrelas na cor azul.
A nova peça, que dividiu opiniões dos torcedores, foi mostrada pelo próprio Cruzeiro em vídeo do vestiário do time feminino antes do jogo contra o Bahia, no último sábado (8), pelas quartas de final da Supercopa do Brasil. A goleira Camila Rodrigues usou a camisa na vitória celeste por 1 a 0.
Inicialmente, a única diferença em relação ao uniforme masculino será os patrocinadores, já que não são os mesmos para as duas modalidades. Ainda no sábado (8), o Cruzeiro confirmou à reportagem que a camisa seria a mesma dos goleiros do time masculino.
O que diz o Manual de Marca de Cruzeiro
Em janeiro de 2021, o Cruzeiro divulgou um manual de marca que impedia a aplicação do escudo em cores que fugissem do “espectro azul”, entre elas o vermelho. No mesmo ano, no entanto, para se resguardar, o Cruzeiro alterou o documento e passou a permitir outras cores no escudo.
O trecho do manual atualizado chamava a atenção para a “aplicação em ações especiais” e com “aprovação da área de branding do Cruzeiro”.
Manual de marca de janeiro de 2021

Manual de marca atual

Cruzeiro se posicionou
Por meio de nota, após ser procurado pelo Central da Toca, o Cruzeiro se defendeu. O clube reforçou a tese de que o Manual de Marca permite a aplicação do escudo em vermelho e responsabilizou a Adidas, fornecedora de material esportiva, pelos “templates oferecidos”.
“As camisas de goleiro produzidas pela adidas seguem templates oferecidos a todos os clubes no mundo. Então, o clube escolhe as cores entre as opções disponíveis. Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus). O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que “os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas”, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube”.

