Após completar um mês entregue ao departamento médico do Cruzeiro, Japa iniciou, nesta terça-feira (11), o processo de transição entre a fisioterapia e a preparação física. A informação adiantada pelo Central da Toca, nessa segunda-feira (10), foi confirmada pelo clube celeste.
Inicialmente, Japa fará processos de fisioterapia no gramado do CT celeste. Na próxima semana, a expectativa é de que ele inicie a transição para a preparação física.
Japa será liberado para transição física, sem restrições, só depois de cumprir todas as etapas previstas.
O jovem de 21 anos se machucou durante treinamento na Toca, no dia 30 de janeiro. Depois disso, o meio-campista foi observado de perto pelos médicos do clube celeste por uma semana até o parecer de que o tratamento seria conservador.
O volante ainda não entrou em campo nesta temporada. No ano passado, também conviveu com lesões – passou por cirurgia no pé direito – e só disputou 15 partidas pelo Cruzeiro.
Cruzeiro recusou consultas
Apesar da pouca sequência no Cruzeiro, Japa despertou interesse em outras equipes brasileiras. Conforme apuração do Central da Toca, ele esteve na mira de Sport, Red Bull Bragantino e Internacional.
+ Leia também: Comentarista da Samuca TV diz como Japa pode se encaixar no Cruzeiro e o compara a titular
A tentativa do Sport por Japa foi um pedido do técnico Pepa, que trabalhou na Raposa em 2023. Apesar de não ter dado oportunidades ao jovem no profissional, à época, ele acompanhou de perto o trabalho do volante na base.
Japa também é bastante bem quisto por Fernando Seabra, técnico do Bragantino. Sob o comando do ex-treinador do Cruzeiro, o meio-campista disputou 76 partidas, sendo sete no profissional e 69 no time sub-20 celeste.
Esses três clubes procuraram o Cruzeiro para entender a situação do volante em diferentes momentos. No entanto, a diretoria recusou qualquer tipo de negociação.
Japa está com moral
De acordo com Pedro Lourenço, dono da SAF celeste, Japa não será negociado neste momento.
Em entrevista ao Os Donos da Bola, da Band, em 27 de fevereiro, Pedrinho citou o ‘assédio’ do mercado por Japa ao falar sobre situações de jovens da base.
“Emprestamos o Vitinho para o Goiás, ele está fazendo o maior sucesso lá. Temos o Japa, que todo mundo quer. Ele está machucado, mas não vamos liberar. Liberamos o Peralta, até o Jardim pediu. A concorrência no meio-campo do Cruzeiro é muito grande”, finalizou.
Japa tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2027.

