Emprestado pelo Cruzeiro ao Santos até o fim desta temporada, Zé Ivaldo foi expulso na derrota do alvinegro praiano por 2 a 1 para o Corinthians, neste domingo (9), na Neo Química Arena, pela semifinal do Campeonato Paulista. O zagueiro recebeu o cartão vermelho após entrada forte em Yuri Alberto.
Zé Ivaldo acertou um carrinho no tornozelo esquerdo do atacante corintiano. O defensor chegou atrasado no lance e acabou atingindo o camisa 9.
O lance ocorreu aos 31 minutos do segundo tempo, quando a partida já estava 2 a 1 para o Corinthians. No primeiro momento, o árbitro Matheus Delgado Candançan (SP) aplicou apenas o cartão amarelo.
Entretanto, o árbitro de vídeo Lucas Canetto Bellote (SP) recomentou ao árbitro principal a revisão da jogada faltosa no monitor do VAR.
Matheus entendeu que a falta foi para expulsão. Com isso, retirou o cartão amarelo e deu o vermelho direto para Zé Ivaldo.
Empréstimo ao Santos tem opção de compra
O Central da Toca antecipou que o Santos terá obrigação de comprar parte dos direitos econômicos do zagueiro, caso ele atue em pelo menos 60% dos jogos do Peixe em 2025.
A cláusula, conforme apurou a reportagem, está no contrato de empréstimo com validade até dezembro de 2025, assinado por todas as partes no início do ano. Os valores são mantidos sob sigilo. Caso a obrigação seja exercida, o Cruzeiro seguiria com um percentual para negociações futuras.
Zé Ivaldo no Cruzeiro
Zé Ivaldo foi emprestado pelo Cruzeiro ao Santos em 5 de janeiro, antes da chegada do técnico Leonardo Jardim à Toca II. Sua saída se deu uma vez que o então treinador, Fernando Diniz, indicou que não contaria com o defensor no elenco celeste. Ele tem contrato com a Raposa até o fim de 2026.
Em 2024, com a camisa celeste, Zé Ivaldo disputou 50 jogos e marcou quatro gols. Ele já havia registrado outra passagem pelo clube, em 2022, quando foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, foram 33 partidas, um gol e três assistências.

