Samuel Venâncio avaliou os primeiros jogos-treino feitos pelo Cruzeiro como preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro e esclareceu algumas dúvidas dos torcedores sobre esse momento. De acordo com o repórter, as atividades não servem para calcular o nível de evolução da equipe celeste.
O Cruzeiro goleou o time sub-20 por 7 a 0 na primeira atividade na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Depois, atropelou o Boston City ao vencer por 12 a 0. A modesta equipe de Manhuaçu não tem divisão nacional e disputa a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.
“O Cruzeiro agora terá uma agenda mais bem elaborada, com três jogos-treino marcados pela diretoria. Mas primeiro, o que vem fazendo o Cruzeiro neste momento é, e aí, é importante a gente passar essa situação para o torcedor para ninguém achar que tudo está sendo perfeito”, iniciou.
“Não tem como você avaliar absolutamente nada, a única avaliação é que um foi o time sub-20 e o outro um adversário que vai jogar a Segunda Divisão do Estadual. São adversários, com todo o respeito, que não vão dificultar nenhum tipo de jogo para o Cruzeiro, por isso os placares foram tão elevados”, acrescentou.
“O que você tira disso é que é uma atividade diferente de um treino normal. Seria um treino normal na Toca, mas aí você tem esse jogo-treino. Isso é o único ponto positivo. Para o torcedor ter a noção de que o Cruzeiro ainda será testado. Não tem como falar de evolução agora tendo enfrentado o time sub-20 e um que vai disputar a Segunda Divisão do Mineiro”, completou.
+ Leia também: Gabigol faz novo hat-trick, e Cruzeiro atropela Boston City em jogos-treino na Toca II
Jardim tem usado jogos-treino para conhecer o elenco
Samuel também ressaltou que, apesar do nível de competição existente entre os times que o Cruzeiro enfrentou, os testes têm sido importantes para o técnico Leonardo Jardim conhecer melhor o elenco. Esse tem sido o único ponto relevante até o momento.
“Com o que o Cruzeiro marcou para frente, já dá para ver um pouco mais, mas serão jogos-treino. Então, nem que está tudo perfeito e nem que está tudo ruim. A única avaliação deste momento é que o técnico Leonardo Jardim tem aproveitado para conhecer mais o elenco”, disse.
“O Cruzeiro tem aproveitado para recuperar atletas para ter uma melhora considerável na condição física, mas isso vai ser com o tempo. Não tem como também a gente chegar aqui e falar que o Cruzeiro já está todo perfeito na parte física, porque não está”, afirmou.
Evolução na parte física dos jogadores
O jornalista também citou três jogadores que estão aproveitando esse momento para aprimorar a parte física. O volante Walace e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge são alguns desses exemplos.
“O Lautaro Díaz, por exemplo, vem fazendo um trabalho para ficar bem. O Kaio Jorge melhorou muito em relação ao que ele estava. E os outros jogadores, como o Walace, que era mais visível, a condição física dele se transformou em um mês, praticamente”, falou.
“Esse período tem sido importante para o Leonardo Jardim implementar o que ele considera importante de jogo, parte tática e fundamental para que o time possa crescer ao longo da temporada”.
+ Leia também: Wanderson projeta rápida adaptação ao Cruzeiro e exalta novos companheiros
Por fim, Samuel Venâncio também classificou como ponto positivo desse período sem jogos oficiais a execução de uma pré-temporada completa. Os jogadores do Cruzeiro foram submetidos a uma série de avaliações após o retorno ao trabalho depois da folga de Carnaval.
Outro fato que é positivo é o Cruzeiro, finalmente, ter uma pré-temporada digna, com todos os processos sendo feitos, inclusive avaliações que o Cruzeiro fez esses dias na reapresentação depois do Carnaval”, concluiu.
Próximos jogos-treino
Ao longo do vídeo, Samuel também traz informações sobre a agenda do Cruzeiro até a estreia no Brasileiro. O time celeste fará mais três jogos-treino antes de enfrentar o Mirassol, em 29 de março (sábado), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O primeiro deles será diante do Botafogo, no próximo sábado (15), às 17h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O compromisso não terá a presença de torcida.
Em 22 de março (sábado), em Bragança Paulista, o Cruzeiro enfrentará o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.
Vale lembrar que, antes, o Cruzeiro já havia agendado jogo-treino com o Pouso Alegre para o dia 18 (terça-feira), na Toca da Raposa II.

