publicidade

Pai de Wanderson revela amizade com cria do Cruzeiro multicampeão na Europa

Pai de Wanderson, Wamberto fez grande amizade no Ajax, da Holanda, com ex-lateral-esquerdo revelado pelo Cruzeiro em 2001

publicidade

Pai do atacante Wanderson, Wamberto revelou ter um grande amigo no futebol que foi formado no Cruzeiro. Em entrevista à Samuca TV após a apresentação do novo ponta celeste, nesta sexta-feira (7), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o ex-atacante de 50 anos relembrou tempos vitoriosos no Ajax, da Holanda.

Wamberto contou que fez amizade com Maxwell, ex-lateral-esquerdo revelado pelo Cruzeiro em 2001. Eles atuaram juntos no Ajax por quase quatro anos.

“O Maxwell é o melhor amigo que eu tenho no futebol, que eu encontrei no futebol. O Maxwell chegou no Ajax, na época, eu já esta ali, era um dos veteranos. Aí chegou o Maxwell, o Ibrahimović, subiu das categorias de base o Sneijder”.

Wamberto, pai de Wanderson

O grande incentivador de Wanderson na carreira também contou que deu apoio a Maxwell na chegada ao clube holandês. De acordo com Wamberto, por ser um dos mais experientes do grupo, ele tinha a função de ajudar na adaptação dos atletas sul-americanos à cultura do país e ao próprio Ajax.

“A gente que era ancião no clube, a gente tinha que pegar aqueles jovens e fazer com que eles se adaptassem no sistema do Ajax. O Maxwell foi um que eu abracei, porque foi o terceiro brasileiro. O primeiro foi o Márcio Santos, que não teve grande êxito no Ajax. O segundo fui eu, que cheguei e fiquei ali por seis anos”, completou.

“Eu era responsável por dar aquele apoio a todo (jogador) sul-americano que chegasse, para ele se adaptar o mais rápido possível no país e no clube”, concluiu.

+ Leia também: Apresentado no Cruzeiro, Wanderson relembra história com Ibrahimovic

Pai de Wanderson teve trajetória vitoriosa na Holanda

Wamberto foi revelado pelo Sampaio Corrêa no início dos anos 90. O ex-atacante, no entanto, forjou sua carreira na Bélgica e na Holanda.

No primeiro país, Wamberto defendeu as cores do RFC Bressoux, Union Liegeoise e Standard Liège antes de se transferir para o Ajax. Já no clube holandês, o ex-atacante jogou por seis temporadas e foi duas vezes campeão da liga nacional.

Em 2004, o pai de Wanderson voltou para a Bélgica para atuar pelo Mons. Depois, vestiu novamente a camisa do Union Liegeoise.

Wamberto ainda passou pelo Almere City-HOL, KFC Olympia Wilrijk e FC Berlaar Heikant, ambos da Bélgica.

Maxwell pelo Cruzeiro

Maxwell foi revelado pelo Cruzeiro, mas acabou negociado com o Ajax por US$ 3 milhões em 2001, antes mesmo de se profissionalizar. Na Europa, ele ainda defendeu Inter de Milão, da Itália, e Barcelona, da Espanha, antes de chegar ao PSG, da França, em 2012.

O ex-lateral-esquerdo encerrou a carreira no clube francês após o término da temporada de 2016/2017. Depois disso, virou dirigente do PSG.

Na reta final do contrato do ex-defensor com o clube francês, Maxwell esteve na mira do Cruzeiro. No entanto, a diretoria, à época chefiada por Gilvan de Pinho Tavares, não conseguiu convencer o ex-jogador a acertar com a Raposa.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores

Tite avalia fragilidade defensiva do Cruzeiro e indica correções após empate contra Mirassol

Técnico viu pressão ficar ainda maior após novo tropeço no Campeonato Brasileiro; Cruzeiro é o vice-lanterna depois de três rodadas

Tite, do Cruzeiro, explica ‘discussão’ com filho no banco de reservas: ‘Não vou deixar’

Treinado explicou o desentendimento na área técnica durante a vitória do Cruzeiro sobre o América-MG, pela sétima rodada do Estadual