Matheus Pereira estará à disposição do técnico Leonardo Jardim na estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. O meio-campista foi expulso na última rodada da Série A de 2024, mas não terá que cumprir suspensão na primeira rodada deste ano.
O departamento jurídico do Cruzeiro conseguiu que a denúncia pela expulsão fosse arquivada ainda no início de fevereiro. Isso porque o armador recebeu dois cartões amarelos antes de ser aplicado o vermelho. O ponto de destaque foi que não houve gravidade no lance em questão.
O camisa 10 foi expulso na vitória celeste por 1 a 0 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, na 38ª rodada. Ele recebeu o segundo amarelo após discussão com Alan Ruschel, aos 44 minutos do segundo tempo.
Inicialmente, o lance passou batido pela árbitra Edina Alves Batista. No entanto, ela foi chamada pelo árbitro de vídeo à cabine do VAR para rever a confusão. Depois da análise, decidiu aplicar o segundo amarelo aos dois jogadores.
A primeira infração de Matheus, penalizada com o amarelo, foi cometida aos 12 minutos da etapa final.
+ Leia também: Japa completa um mês em recuperação de importante lesão no Cruzeiro
Defesa de Matheus Pereira
A defesa do Cruzeiro conseguiu que Matheus Pereira não fosse julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por essa razão, a denúncia foi arquivada.
O Cruzeiro utilizou como base o parágrafo 2º, do Artigo 61, do Regulamento Geral de Competições, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O tópico evidencia que atletas suspensos não precisam cumprir suspensão automática após o fim da competição caso não sejam julgados.
Art. 61 – O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de ser relacionado para a partida subsequente da mesma competição, independentemente do mérito e da data da decisão em que a infração disciplinar for julgada pelo STJD.
§ 1º – Se o julgamento ocorrer após o cumprimento da suspensão automática, sendo o atleta suspenso, deduzir-se-á da pena imposta a partida não disputada em consequência da expulsão.
§ 2° – Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 59 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório.
Estreia do Cruzeiro
Sendo assim, Matheus Pereira reforçará o Cruzeiro diante do Mirassol na estreia do Brasileirão.
Os times se enfrentarão no Mineirão, em Belo Horizonte, no fim de março. O duelo ainda não teve data marcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas está previsto para os dias 29, 30 ou 31.

