O volante Japa completa nesta quinta-feira (6) um mês em recuperação de importante lesão no tendão da coxa esquerda. Exatamente nesse mesmo dia, em fevereiro, o Cruzeiro decidiu que o jovem de 21 anos não seria submetido a cirurgia para correção da contusão.
Japa se machucou durante treinamento na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, no dia 30 de janeiro. Depois disso, o meio-campista foi observado de perto pelos médicos do clube celeste por uma semana até o parecer de que o tratamento seria conservador.
Com a evolução no quadro clínico nesse período, Japa foi poupado da cirurgia. Desde então, vem tratando a lesão no departamento médico do Cruzeiro.
Com a contusão, Japa foi cortado da lista de relacionados da Raposa para o duelo contra o Itabirito, no Independência, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. O confronto terminou com vitória celeste por 4 a 1.
O Central da Toca apurou que Japa continua evoluindo bem do problema muscular. No entanto, ainda segue em trabalhos internos de fisioterapia e fortalecimento muscular na academia. Não há previsão de volta aos gramados.
+ Leia também: Pedrinho revela consultas por Japa, do Cruzeiro: ‘Todo mundo quer’
Japa passou por cirurgia no ano passado
Japa ainda não se firmou no time do Cruzeiro. No ano passado, o meio-campista também foi ausência durante boa parte da temporada devido a outra lesão.
Em setembro, o jovem sofreu uma fratura no pé direito ao se machucar na vitória celeste por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois disso, precisou passar por cirurgia.
Foram apenas 15 partidas durante o ano de 2024.
Em 2025, porém, ainda não entrou em campo.
Meia é alvo de outros clubes
Apesar da pouca sequência no Cruzeiro, Japa desperta interesse em outras equipes brasileiras. Pelo menos, é isso que garante Pedro Lourenço, dono da SAF celeste.
Em entrevista ao Os Donos da Bola, da Band, na semana passada, Pedrinho citou o ‘assédio’ do mercado por Japa ao falar sobre situações de jovens da base.
“Emprestamos o Vitinho para o Goiás, ele está fazendo o maior sucesso lá. Temos o Japa, que todo mundo quer. Ele está machucado, mas não vamos liberar. Liberamos o Peralta, até o Jardim pediu. A concorrência no meio-campo do Cruzeiro é muito grande”, finalizou.
Japa tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2027.

