Considerado por muitos anos como uma das maiores promessas da base do Cruzeiro, o volante Vander, hoje no CSA, entrou na seleção da primeira fase da Copa do Brasil. Em Saquarema, no Rio de Janeiro, o time alagoano venceu o Boavista, por 2 a 0, e avançou à segunda etapa da competição mata-mata.
Nessa terça-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a seleção da primeira fase. O CSA, de Vander, pode ser um futuro adversário do Cruzeiro no torneio, já que o time celeste entrará automaticamente na terceira fase.
Para esse reencontro ter chance de acontecer, o CSA terá que superar o Tuna Luso na próxima quinta (13), às 21h30 (de Brasília), no Rei Pelé, em Maceió. Um empate no tempo normal levará a definição da vaga para os pênaltis.
Passagem pelo Cruzeiro
Titular absoluto do CSA, Vander, de 26 anos, chegou ao Cruzeiro em 2014 para defender a categoria sub-17. Antes de atuar na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte, o jovem meio-campista já havia se destacado pelo Atlético Tubarão, modesto clube do interior de Santa Catarina.
Com qualidade no passe e por ser um volante que marcava muitos gols, Vander não só brilhou na base do Cruzeiro, como também nas divisões inferiores da Seleção Brasileira.

No entanto, por ter sido pouco aproveitado durante a passagem do técnico Mano Menezes, o meio-campista deixou o Cruzeiro no meio da temporada, em 2018, para reforçar o Tombense, onde foi utilizado no grupo principal.
Números pelo Cruzeiro
Pelo Cruzeiro, Vander se destacou nas campanhas dos títulos do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa Sub-20, ambas em 2017. Um ano depois, em 2018, ele foi campeão mineiro pelo elenco principal.
Em 3 de setembro de 2017, Vander fez sua estreia e seu único jogo pelo time do Cruzeiro. Por um minuto mais os acréscimos, o volante atuou no empate por 2 a 2 com o Londrina, no Estádio do Café, pela semifinal da extinta Primeira Liga.
Sequência da carreira
Depois de ter deixado o Cruzeiro para jogar no Tombense, Vander também já defendeu o Fortaleza, a Ponte Preta, o Moto Club-MA, o Primavera-SP e o Maranhão na carreira.

