Emprestado pelo Cruzeiro ao Santos até o fim da temporada, o zagueiro Zé Ivaldo, de 28 anos, tem recebido elogios por suas atuações na Vila Belmiro. Titular absoluto do esquema que tem Neymar como protagonista, ele já foi escalado pelo técnico Pedro Caixinha 11 vezes nesta temporada (dez entre os 11 iniciais).
+ Leia mais: Emprestado pelo Cruzeiro, João Pedro vive melhor momento no profissional
Nessa segunda-feira (3), o ex-jogador Robert, ídolo do Santos, publicou imagem de um lançamento perfeito e ousado de Zé Ivaldo na vitória por 2 a 0 sobre o Bragantino, pelo Campeonato Paulista.
“Zé Ivaldo Ramos Delgado!!”, escreveu Robert, comparando Zé Ivaldo ao ex-defensor argentino José Manuel Ramos Delgado, grande ídolo da história do Santos nas décadas de 1960 e 1970.
Nas redes sociais, a torcida do Santos também tem mostrado encantamento pelo zagueiro ex-Cruzeiro. “Não posso cravar, pois obviamente não assisto a todos os jogos do campeonato. Mas tanto com a bola como sem ela, quantos zagueiros estão jogando mais que Zé Ivaldo neste Paulistão?”, questionou um perfil.
“O único problema do Zé Ivaldo é ter nome de bagre. Se fosse argentino e tivesse o nome de ‘Juan Ibaldo’ era considerado gênio. Tá jogando demais”, escreveu outro, em tom bem humorado.
Obrigação de compra
Nessa segunda (3), Central da Toca antecipou que o Santos terá obrigação de comprar parte dos direitos econômicos do zagueiro, caso ele atue em pelo menos 60% dos jogos do Peixe em 2025.
A cláusula, conforme apurou a reportagem, está no contrato de empréstimo com validade até dezembro de 2025, assinado por todas as partes no início do ano. Os valores são mantidos sob sigilo. Caso a obrigação seja exercida, o Cruzeiro seguiria com um percentual para negociações futuras.
Zé Ivaldo no Cruzeiro
Zé Ivaldo foi emprestado pelo Cruzeiro ao Santos em 5 de janeiro, antes da chegada do técnico Leonardo Jardim à Toca II. Sua saída se deu uma vez que o então treinador, Fernando Diniz, indicou que não contaria com o defensor no elenco celeste. Ele tem contrato com a Raposa até o fim de 2026.
Em 2024, com a camisa celeste, Zé Ivaldo disputou 50 jogos e marcou quatro gols. Ele já havia registrado outra passagem pelo clube, em 2022, quando foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, foram 33 partidas, um gol e três assistências.

