publicidade

Toca da Raposa II: como visitar, fotos, estrutura e investimentos

Centro de treinamento do time profissional passa por reformas estruturais e modernização desde a chegada do empresário Pedro Lourenço

publicidade

A Toca da Raposa II é o centro de treinamento do time profissional do Cruzeiro Esporte Clube, localizado no bairro Trevo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Inaugurada em 9 de março de 2002, a construção do complexo teve início em 29 de junho de 1997, durante a gestão de Zezé Perrella.

Atualmente, a Toca da Raposa II passa por uma série de reformas com o intuito de modernizar e melhorar a estrutura do Cruzeiro. A obra teve início graças ao sócio-majoritário da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) celeste, Pedro Lourenço, ainda na gestão Ronaldo.

Como visitar

Atualmente, o Cruzeiro não permite a visitação à Toca da Raposa II para torcedores que não sejam sócios do clube. Para os associados à algum plano do Sócio 5 Estrelas, a Raposa disponibiliza uma opção via resgate de pontos.

Dentro do aplicativo Cruzeiro Nação Azul, o sócio acumula a moeda virtual “Cruzeiros”, válida apenas no app. Dentre os benefícios existe o “Tour na Toca”, disponível para resgate em dias definidos pelo clube.

Outra opção é a partir de sorteios para coletivas de imprensa, quando é o caso do anúncio de um novo jogador, ou em treinos abertos para a imprensa. Alguns sócios são sorteados para participar do evento e conseguem o acesso à Toca da Raposa II.

Estrutura

A Toca II ocupa uma área total de 83 mil metros quadrados, com 4,2 mil metros quadrados de edificações. A infraestrutura inclui quatro campos de treinamento com medidas oficiais, sendo dois com as dimensões do gramado do Mineirão.

Além disso, o centro de treinamento dispõe de um hotel com 26 apartamentos, refeitório, salão de jogos, sala de cinema, escritórios administrativos, centro médico, academia de musculação equipada com aparelhos computadorizados, departamento completo de fisioterapia, piscina térmica coberta, saunas e vestiários.

Desde novembro de 2022, a Toca da Raposa II vem passando por reformas significativas para modernizar suas instalações. As melhorias incluem a atualização de espaços arquitetônicos antigos e a conclusão de estruturas iniciadas em 2017, que estavam inacabadas.

As reformas visam alinhar o centro de treinamento ao padrão de excelência e proporcionar melhores condições aos atletas no dia a dia.

Com o intuito de modernizar ainda mais a estrutura, o Cruzeiro inaugurou, em julho de 2023, um novo campo de grama sintética na Toca II.

Após a compra de 90% das ações, Pedro Lourenço tem investido ainda mais em reformas e novas adições no centro de treinamentos da Raposa.

Investimentos

Em entrevista exclusiva ao Central da Toca, em janeiro de 2025, Pedro Lourenço detalhou a situação das reformas em período final e a ideia de fazer uma ampliação na Toca da Raposa.

“Eu estou correndo atrás. Esse é da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Mas, se conseguisse esse, a gente traria [os meninos] a Toca 1 para cá e ficaria bom, né? A gente montava e faria uma arenazinha. Se eles quiserem fazer uma troca, a gente faz com eles. Isso aí está no meu radar”, disse sobre um terreno ao lado da Toca II.

Segundo Pedrinho, a ideia é movimentar também outros setores além do futebol masculino e dar prioridade aos profissionais que fazem a cobertura diária do clube.

“Estamos terminando a academia, fazendo umas piscinas, está ficando lindo. Vamos fazer um restaurante, uma sala de alimentação para os profissionais. Vamos separar a administração com o feminino e fazer uma sala de imprensa também. A coisa que mais me irrita é chegar aqui e vocês [jornalistas] estarem na rua parecendo uma porta de fábrica. Não gosto disso, quero dar um conforto”, destacou.

O investidor ainda disse que pretende trazer a categoria de base e o feminino para mais próximo do centro de treinamento do clube. A ideia é fazer estádio de menor escala para mandar os jogos das equipes na própria Toca II.

“A ideia é fazer um mini estádio aqui ou na Toca I. Ou até mesmo comprar alguma coisa para jogar o sub-20, sub-17 e o feminino. É para o feminino ter uma casa, pois tá igual cigano, todo dia em um lugar”, confidenciou.

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro inaugura novo espaço na Toca da Raposa ll; veja imagens

Novo refeitório integra obra de modernização da Toca promovida por Pedro Lourenço

Cruzeiro mostra bastidores dos primeiros trabalhos de Gerson na Toca II; assista

Principal reforço do Cruzeiro para a temporada, jogador foi ao CT e participou de trabalhos físicos monitorados por profissionais do setor de Saúde e Perfomance do clube

Torcida do Cruzeiro lota Toca II para receber Gerson, que manda recado

Meio-campista do Zenit-RUS, de 28 anos, fará exames médicos antes de assinar por quatro temporadas com o Cruzeiro

Cruzeiro mostra bastidores de treino e conversa reservada de Tite com ‘espinha dorsal’ do time

Cruzeiro se prepara para enfrentar o Pouso Alegre, no sábado (10), às 18h30, no Mineirão