Ex-técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo terá outra profissão na carreira. O experiente treinador de 72 anos assinou contrato com a Band e será comentarista de um novo produto da rede televisiva, que será comandado por Galvão Bueno.
Segundo o jornalista Gabriel Vaquer, Luxemburgo fará parte do programa Galvão e Amigos, que irá ao ar nas noites de segunda-feira a partir de 31 de março.
+ Leia também: Matheus Pereira não assina com Zenit e seguirá no Cruzeiro
Luxa dividirá espaço com Casagrande, Mauro Naves e Paulo Roberto Falcão, profissionais que trabalharam com Galvão na Rede Globo.
Luxemburgo não quer ser mais treinador
Em 13 de novembro do ano passado, Luxemburgo afirmou em entrevista ao Charla Podcast que não queria mais ser treinador de futebol. de
“Eu poderia pensar, mas na realidade eu não quero voltar. Não quero ser alvo, depois de tudo que fiz no futebol, para denegrir a minha imagem”, disse.
“Se falar ‘você vai ser o responsável pelo futebol’, aceitaria (voltar ao futebol). Os diretores executivos de hoje não são mais responsáveis pelo futebol. São interesses próprios”, completou.
O último trabalho de Luxemburgo no futebol foi em 2023, quando comandou o Corinthians em 38 partidas. Ao todo, foram 14 vitórias, 12 empates, 12 derrotas (48% de aproveitamento). Ele foi demitido do cargo após cinco meses.
Segunda experiência na televisão
Esta não será a primeira experiência de Luxemburgo como comentarista de programas esportivos.
Ele foi comentarista no extinto canal Fox Sports durante as Copas do Mundo de 2014 e 2018. Além disso, fez participações em transmissões da Rede Globo e da Rádio Capital.
Passagens pelo Cruzeiro
Luxemburgo trabalhou pela última vez no Cruzeiro durante a Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. Ele comandou o time em 23 jogos, ganhou oito, empatou 11 e perdeu quatro.
Na oportunidade, o técnico tirou a equipe da zona de rebaixamento. Ele assumiu o time na 18º, com 13 pontos, e terminou em 14º, 48 pontos.
Vanderlei tinha um acordo para permanecer no Cruzeiro para a temporada de 2022. No entanto, a SAF então liderada por Ronaldo Nazário optou por não manter o profissional no cargo.
Antes disso, Luxemburgo fez história no Cruzeiro. Em 2003, conquistou a Tríplice Coroa ao ganhar os títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
Naquele ano, a Raposa teve 52 vitórias, 13 empates e apenas oito derrotas em 73 partidas.

