A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu, nesta quarta-feira (19), que o Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) será o árbitro do clássico entre América-MG e Cruzeiro. As equipes vão se enfrentar neste sábado (22), às 16h30, no Independência, em Belo Horizonte, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.
A escolha da FMF atendeu aos pedidos feitos por Cruzeiro e América-MG. Ambas as diretorias solicitaram à entidade a presença de um árbitro de fora do estado para o duelo.
+ Leia também: Agente de Matheus Pereira vai à Toca II e se reúne com diretoria do Cruzeiro
Na semana passada, o Cruzeiro foi à sede da FMF cobrar explicações dos representantes sobre os erros cometidos pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) e o VAR Rodolpho Toski Marques (PR), na derrota celeste por 2 a 0 para o Atlético-MG, pela 7ª rodada do Mineiro.
Conforme exposto por Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro, a Raposa não aceitará profissionais de Minas Gerais até que haja uma melhora da FMF nesse sentido.
“Nós deixamos claro o nosso pedido. Enquanto o Cruzeiro ficar com essa situação não confortável, que é o que nós estamos sentindo há muito tempo. Enquanto isso não passar, o Cruzeiro vai solicitar (arbitragem de fora do estado). Mas a decisão cabe a eles (FMF), se vão botar ou não vão botar”, disse Mattos.
Escala de arbitragem para o clássico
Wilton Pereira Sampaio será auxiliado por Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA). O VAR será responsabilidade de Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).
Do que o Cruzeiro precisa para avançar à final?
No duelo de ida, disputado no último domingo (16), no Mineirão, Cruzeiro e América-MG empataram por 1 a 1. O time celeste largou na frente com Gabigol, de pênalti, mas sofreu empate no segundo tempo em chute de Cauan Barros.
Para avançar diretamente à final, a Raposa precisa vencer a partida. Nova igualdade levará a decisão da vaga para os pênaltis.

