Embora a diretoria do Cruzeiro tenha dito em entrevista recente que o clube não iria mais ao mercado para reforçar o elenco, esse cenário mudou nas últimas semanas.
O time celeste perdeu o zagueiro João Marcelo por grave lesão no joelho e precisou se movimentar para encontrar uma reposição. No entanto, abriu mão de um atacante no negócio por um novo zagueiro.
A Raposa contratou Mateo Gamarra, do Athletico-PR, por empréstimo até o fim da temporada. Para ter o defensor paraguaio, a equipe mineira liberou Tevis nos mesmos moldes. Com isso, o setor de ataque perdeu uma opção, que ainda pode ser reforçada.
Outra preocupação que surgiu para o Cruzeiro é quanto à possível saída de Matheus Pereira. O clube recebeu uma proposta do Zenit, da Rússia, nesta terça-feira (18).
+ Leia também: Na sua opinião, o Cruzeiro deve vender Matheus Pereira? Vote na enquete!
Caso a tratativa avance nas próximas horas, o Cruzeiro teria que intensificar a busca por um novo meio-campista no mercado. Esse movimento teria que ser feito com velocidade, já que o prazo para o fechamento da primeira janela de transferências da temporada está chegando ao fim.
Ao todo, o Cruzeiro fez 10 contratações nesta janela. Foram elas: os zagueiros Fabrício Bruno e Mateo Gamarra, o lateral-direito Fagner, o volante Christian, os meias Eduardo e Rodriguinho e os atacantes Gabigol, Dudu, Bolasie e Marquinhos.
Prazos do futebol brasileiro
O período atual para todos os clubes brasileiros contratarem novos jogadores está aberto desde 3 de janeiro e se encerra no dia 28 de fevereiro – sexta-feira de Carnaval.
Depois disso, os times ainda terão um prazo de até 10 dias, em março, para registrar no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jogadores que disputaram campeonatos estaduais. Os atletas necessariamente precisam ter jogado as competições regionais.
É exatamente isso que explicou João Chiminazzo, advogado especialista em direito esportivo, ao Central da Toca. Ele também citou outro caso que existe permissão para se contratar jogadores fora de ‘época’.
“Quando que pode haver contratações em períodos de fora da janela? Com autorização, normalmente, da Fifa, ou quando um atleta, enquanto a janela estava aberta, ele ficou livre”.
João Chiminazzo, advogado especialista em direito esportivo
“A janela aqui no Brasil está aberta até o dia 28. Se um atleta que atua aqui no Brasil conseguir ficar livre antes disso, ele pode ser contratado depois do dia 28. A regra básica é essa”, completou.
Próximas janelas de transferências
A próxima janela de transferências não estará aberta para o Cruzeiro. Isso porque a Fifa criou um período extra com o objetivo de reforçar os times participantes do Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho. As únicas equipes brasileiras beneficiadas serão Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo.
Esses clubes poderão se movimentar no mercado entre os dias 2 de junho e 10 de julho.
O Cruzeiro, assim como o restante dos clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, só poderão voltar a contratar jogadores na janela do segundo semestre. O período ficará ativo de 10 de julho a 2 de setembro.

