Um dos principais jogadores do Cruzeiro, o atacante Gabigol publicou, nesta terça-feira (18), uma mensagem para criticar os jogos realizados em gramados sintéticos. Por meio das redes sociais, destaques de grandes clubes do Brasil entraram nesse “movimento” e replicaram o conteúdo.
+ Leia também: Cruzeiro recebe oferta por Matheus Pereira
“Futebol é natural, não sintético! Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir”, diz o início da publicação.
Na mensagem compartilhada por Gabigol, os atletas criticaram a falta de diálogo entre os clubes e os jogadores pela implementação dos gramados sintéticos. Esse tipo de piso tem gerado muita reclamação dos atletas nos últimos anos.
“Nas ligas mais respeitosas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético! #NãoAoGramadoSintético”, republicou o camisa 9 do Cruzeiro.

Além de Gabigol, outros atletas com passagens pela Seleção Brasileira, como o meia-atacante Lucas Moura, do São Paulo, e o meia Philippe Coutinho, do Vasco, também compartilharam essa mensagem. Minutos depois, foi a vez de Neymar, do Santos, postar a mesma crítica aos gramados sintéticos.
Gramados sintéticos no Brasil
No futebol brasileiro, alguns clubes da Série A mandam as suas partidas em gramados sintéticos, como o Botafogo e o Palmeiras no Nilton Santos e no Allianz Parque, respectivamente.
Em 2025, o Atlético-MG realizará os seus jogos com gramado sintético na Arena MRV.
Preparação do Cruzeiro
Antes de jogos contra equipes que utilizam o gramado sintético, o Cruzeiro tem um gramado sintético à disposição para se preparar na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.

