Com um elenco fortalecido para 2025, o Cruzeiro tenta brigar por todos os principais títulos da temporada. O primeiro deles é o Campeonato Mineiro. No sábado (22), às 16h30 (de Brasília), o time celeste reencontrará o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte, em busca de uma vitória que o colocaria na final do Estadual.
Diante dos investimentos feitos por Pedro Lourenço, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro aumentou o nível do elenco. Consequentemente, a briga pela titularidade também ficou mais acirrada na sequência da temporada.
Até o primeiro jogo da semifinal, os atacantes Yannick Bolasie e Marquinhos, dois dos dez reforços para 2025, são os atletas que mais entraram em campo. Os camisas 11 e 17 do Cruzeiro, respectivamente, são os únicos que atuaram em todas as nove partidas do time no Mineiro.
Quem mais esteve em campo
Segundo dados do OGol, plataforma especializada em estatísticas de futebol, o jogador do Cruzeiro que mais ficou dentro de campo no Estadual é Jonathan Jesus.
Dupla do experiente Fabrício Bruno, o jovem zagueiro, de 20 anos, defendeu a equipe em 702 minutos, sem contar os acréscimos de cada jogo.
Quem menos esteve em campo
Já quem menos esteve em campo é o volante Fabrizio Peralta. Contratado no ano passado junto ao Cerro Porteño, do Paraguai, o meio-campista atuou somente em um jogo e por apenas 20 minutos neste Campeonato Mineiro.
Também com uma partida no ano, Kaio Jorge e Vitinho, emprestado ao Goiás, superam Peralta na minutagem. O centroavante já esteve em campo por 84 minutos, enquanto o meia atuou por 26 minutos no Estadual.
No caso de Kaio Jorge, vale ressaltar que ele passou grande período da competição ausente. O atacante do Cruzeiro teve que se recuperar de dores no pé direito e, por isso, não foi relacionado para a maioria dos jogos.
Número de jogos por atleta
- 9 jogos: Bolasie e Marquinhos;
- 8 jogos: Dudu, Eduardo, Jonathan Jesus e Matheus Henrique;
- 7 jogos: Cássio, Fabrício Bruno, Kaiki, Matheus Pereira e William;
- 6 jogos: Christian, Gabigol, Lautaro Díaz e Lucas Romero;
- 5 jogos: Lucas Silva;
- 4 jogos: Lucas Villalba e Marlon;
- 3 jogos: Fagner, Walace e Tevis*;
- 2 jogos: João Marcelo, Léo Aragão e Rodriguinho;
- 1 jogo: Fabrizio Peralta, Kaio Jorge e Vitinho*.
*: Jogadores emprestados pelo Cruzeiro até o fim de 2025

