O Cruzeiro terá uma verdadeira ‘pedra no sapato’ pela frente no Campeonato Mineiro. O time celeste não elimina o América-MG na semifinal do torneio desde 2019. Depois disso, foram dois fracassos celestes.
Em 2019, a Raposa venceu o rival com certa facilidade na somatória dos confrontos. No primeiro deles, com mando do América-MG, no Independência, os adversários protagonizaram uma ‘trocação’, com um jogo muito aberto dos dois lados.
+ Leia também: Jhosefer, do Cruzeiro, é anunciado pelo América-MG
O time então comandado por Mano Menezes venceu por 3 a 2 em tarde inspirada de Fred. O centroavante marcou os três gols do Cruzeiro, que viu o zagueiro Diego Jussani e o atacante Jonatas Belusso descontarem.
Na partida de volta, no Mineirão, o Cruzeiro voltou a marcar três gols, mas dessa vez não sofreu nenhum. O zagueiro Leo abriu o placar, e Fred ampliou ainda no primeiro tempo. O atacante Rafinha definiu o resultado ao balançar a rede na etapa final.
Ainda naquele ano, o Cruzeiro chegou à final e foi campeão sobre o arquirrival Atlético-MG, com empate por 1 a 1, na ida, e triunfo por 2 a 1, na volta.
Depois disso, a equipe estrelada sofreu na mão do América-MG.
Eliminações recentes para o América-MG
Em 2021, o Cruzeiro perdeu os dois jogos para o Coelho na semifinal. No embate de ida, no Gigante da Pampulha, os americanos venceram por 2 a 1. O atacante Rafael Sobis abriu o placar para os celestes, mas a virada dos visitantes veio com o meia Alê e o atacante Ademir.
Na volta, no Horto, o América-MG venceu por 3 a 1. Os atacantes Rodolfo (dois) e Ramon marcaram para os alviverde, enquanto o volante Matheus Barbosa descontou para o time estrelado.
A eliminação mais recente do Cruzeiro foi em 2023, com outras duas vitórias do América-MG.
O Cruzeiro atuou na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no jogo de ida, e perdeu por 2 a 0. O volante Juninho e o atacante Aloísio foram os autores dos gols.
Na partida de volta, no Independência, o Coelho triunfou por 2 a 1, novamente com os mesmos artilheiros do jogo anterior. O zagueiro Lucas Oliveira descontou para o Cruzeiro.
Cruzeiro x América-MG na semifinal em 2025
Cruzeiro e América-MG se enfrentarão neste domingo (16), às 16h, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal. De acordo com o clube celeste, mais de 30 mil ingressos já foram vendidos para o duelo.
A partida de volta do confronto ainda não tem data e horário marcados pela Federação Mineira de Futebol (FMF), mas será realizada no final de semana dos dias 22 e 23 de fevereiro.

