publicidade

Jovem do Cruzeiro com ‘mesma história’ de Fabinho treina com Jardim na Toca II

Ítalo Isaac participou de primeiro treino do Cruzeiro sob o comando de Leonardo Jardim; jovem tem história semelhante a de Fabinho

publicidade

Assim como nas últimas semanas, o Cruzeiro vem dando oportunidades para vários jogadores das categorias de base nos treinamentos dos profissionais na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. A participação de Ítalo Isaac, de 20 anos, nos últimos dois treinos comandado pelo técnico Leonardo Jardim chamou atenção.

Ítalo tem história semelhante a do brasileiro Fabinho, de 31 anos e que hoje está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O experiente jogador ganhou projeção na Europa sob o comando de Jardim no Monaco, da França, a partir da temporada 2013/2014.

Fabinho atuava como lateral-direito quando Jardim chegou ao Monaco. No entanto, depois de muitas conversas e testes, foi convencido pelo treinador português a jogar de volante.

Na entrevista de apresentação no Cruzeiro, Jardim revelou que precisou insistir com Fabinho para aceitar a mudança e se tornar volante.

“Foi um jogador com uma história muito grande comigo. Ele estava no Monaco como lateral-direito. Eu achava ele médio. Não era muito bom”, iniciou.

+ Leia também: No Cruzeiro, Jardim brinca sobre contratar ex-Liverpool: ‘Estamos negociando’

“Eu falei para ele: ‘Vai passar a jogar como volante’. E ele disse que o treinador da Seleção Brasileira não queria que ele jogasse como volante, o empresário não queria. Mas ele disse que eu era o treinador e ele jogou. Em dois anos, conseguimos lançá-lo como volante e ele foi vendido ao Liverpool por 60 milhões de euros”, completou.

Fabinho deixou o clube francês em 2018, quando foi vendido ao Liverpool, da Inglaterra, por mais de R$ 230 milhões.

Ítalo Isaac tem história semelhante

Ítalo tem história bem semelhante a de Fabinho. O jovem, que participou da atividade desta sexta-feira na Toca, também trocou de função após conselhos de um treinador.

Isaac começou na base da Raposa como lateral-direito, mas se tornou volante em 2023 por sugestão de Fernando Seabra. Juntos, foram campeões da Copa do Brasil Sub-20 daquele ano.

Naquela temporada, Ítalo fez 41 partidas e marcou seis gols. Entretanto, sofreu um grande baque ao romper o ligamento do joelho esquerdo na final do Campeonato Mineiro da categoria, dias antes da finalíssima da Copa do Brasil.

Ítalo Isaac se machucou dias antes da final da Copa do Brasil de 2023 vencida pelo Cruzeiro (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

Ele precisou passar por cirurgia e ficou nove meses longe dos gramados.

No início do trabalho de Seabra, o treinador chamou Ítalo para uma conversa e disse que gostaria de ver o jovem atuando no meio-campo. Ele foi testado como segundo volante, mas depois recuou um pouco mais para ser primeiro volante.

Foi na função de ‘camisa 5’ que Ítalo Isaac se firmou no time e ganhou destaque na base.

Chance com Jardim?

Ítalo vive a expectativa de ser integrado ao elenco profissional do Cruzeiro, mas não será fácil. Isso porque o time celeste já conta com sete opções no setor de meio-campo: Walace, Lucas Romero, Lucas Silva, Fabrício Peralta, Christian, Matheus Henrique e Japa.

O contrato de Isaac com o Cruzeiro é válido até 31 de dezembro de 2025.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo