Assim como nas últimas semanas, o Cruzeiro vem dando oportunidades para vários jogadores das categorias de base nos treinamentos dos profissionais na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. A participação de Ítalo Isaac, de 20 anos, nos últimos dois treinos comandado pelo técnico Leonardo Jardim chamou atenção.
Ítalo tem história semelhante a do brasileiro Fabinho, de 31 anos e que hoje está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O experiente jogador ganhou projeção na Europa sob o comando de Jardim no Monaco, da França, a partir da temporada 2013/2014.
Fabinho atuava como lateral-direito quando Jardim chegou ao Monaco. No entanto, depois de muitas conversas e testes, foi convencido pelo treinador português a jogar de volante.
Na entrevista de apresentação no Cruzeiro, Jardim revelou que precisou insistir com Fabinho para aceitar a mudança e se tornar volante.
“Foi um jogador com uma história muito grande comigo. Ele estava no Monaco como lateral-direito. Eu achava ele médio. Não era muito bom”, iniciou.
+ Leia também: No Cruzeiro, Jardim brinca sobre contratar ex-Liverpool: ‘Estamos negociando’
“Eu falei para ele: ‘Vai passar a jogar como volante’. E ele disse que o treinador da Seleção Brasileira não queria que ele jogasse como volante, o empresário não queria. Mas ele disse que eu era o treinador e ele jogou. Em dois anos, conseguimos lançá-lo como volante e ele foi vendido ao Liverpool por 60 milhões de euros”, completou.
Fabinho deixou o clube francês em 2018, quando foi vendido ao Liverpool, da Inglaterra, por mais de R$ 230 milhões.
Ítalo Isaac tem história semelhante
Ítalo tem história bem semelhante a de Fabinho. O jovem, que participou da atividade desta sexta-feira na Toca, também trocou de função após conselhos de um treinador.
Isaac começou na base da Raposa como lateral-direito, mas se tornou volante em 2023 por sugestão de Fernando Seabra. Juntos, foram campeões da Copa do Brasil Sub-20 daquele ano.
Naquela temporada, Ítalo fez 41 partidas e marcou seis gols. Entretanto, sofreu um grande baque ao romper o ligamento do joelho esquerdo na final do Campeonato Mineiro da categoria, dias antes da finalíssima da Copa do Brasil.

Ele precisou passar por cirurgia e ficou nove meses longe dos gramados.
No início do trabalho de Seabra, o treinador chamou Ítalo para uma conversa e disse que gostaria de ver o jovem atuando no meio-campo. Ele foi testado como segundo volante, mas depois recuou um pouco mais para ser primeiro volante.
Foi na função de ‘camisa 5’ que Ítalo Isaac se firmou no time e ganhou destaque na base.
Chance com Jardim?
Ítalo vive a expectativa de ser integrado ao elenco profissional do Cruzeiro, mas não será fácil. Isso porque o time celeste já conta com sete opções no setor de meio-campo: Walace, Lucas Romero, Lucas Silva, Fabrício Peralta, Christian, Matheus Henrique e Japa.
O contrato de Isaac com o Cruzeiro é válido até 31 de dezembro de 2025.

