Após perder João Marcelo por lesão no joelho direito, o Cruzeiro foi ao mercado em busca de um substituto para a zaga. O nome escolhido pela diretoria foi Mateo Gamarra, de 24 anos, e que pertence ao Athletico-PR.
Conforme adiantou a reportagem do Central da Toca e da Samuca TV, o clube mineiro contratou o defensor por empréstimo até o fim deste ano. Ele foi envolvido na troca, nos mesmos moldes, pelo atacante Tevis, de 19 anos.
Com Gamarra, o elenco do Cruzeiro passa a ter à disposição quatro zagueiros. Além do paraguaio, o técnico Leonardo Jardim poderá contar com Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Jonathan Jesus.
O comandante português ainda observará mais de perto, nas próximas semanas, os jovens Bruno Alves e Janderson, promessas do sub-20 e que já foram relacionados para compromissos da equipe profissional.
+ Leia também: Com Gamarra, Cruzeiro encerra busca por zagueiros no mercado
Gamarra tem chegada prevista em Belo Horizonte para o início da próxima semana. Ele fará exames médicos, assinará contrato e iniciará as atividades com o grupo de jogadores na Toca da Raposa II.
Início no Independiente-PAR
Natural de Concepción, no Paraguai, Gamarra iniciou a carreira no futebol no Independiente, modesto clube do país sul-americano, em 2018. Aos 17 anos, ele só recebeu duas oportunidades na primeira temporada entre os profissionais.
No ano seguinte, Gamarra entrou em campo em apenas seis jogos pela equipe antes de ser negociado.
Empréstimo ao 12 de Octubre
Assim como muitos jovens, Mateo demorou a receber oportunidades com maior frequência. Por essa razão, foi emprestado ao 12 de Octubre, também do Paraguai. No entanto, também não conseguiu ter destaque.
Gamarra defendeu as cores do modesto time em apenas oito partidas.
Chegada ao Olimpia

A carreira de Gamarra ganhou consistência em 2021, após chegar ao Olimpia, maior campeão nacional com 47 títulos.
No primeiro ano no novo clube, Mateo lutou para conquistar espaço, mas acabou sendo opção no banco de reservas. A titularidade só veio em 2022.
Gamarra fez 45 partidas e marcou dois gols naquela temporada. Ele foi um dos pilares do time na conquista do Clausura no Campeonato Paraguaio. Além disso, disputou a Copa Libertadores como titular absoluto da equipe.
O zagueiro canhoto de 1,83m também se destacou em 2023 pelo Olimpia e foi convocado pela Seleção Paraguaia. Ele foi acionado no ‘El Decano’ 45 vezes, marcou três gols e deu uma assistência.
Passagem pelo Athletico-PR

Gamarra chegou ao Athletico-PR no início de 2023, após se destacar no Olimpia. O Furacão desembolsou cerca de R$ 17 milhões para contratar o zagueiro em definitivo, com contrato até o final de 2027.
Logo de cara, Gamarra ganhou a posição e foi titular no time rubro-negro. Depois, oscilou e também foi utilizado como opção no banco de reservas. Ao todo, foram 36 jogos e um tento anotado no primeiro ano de clube.
Já em 2024, Gamarra não caiu nas graças do técnico Maurício Barbieri e ficou na reserva em praticamente todos os jogos do Athletico. Ele só iniciou entre os 11 titulares no empate por 1 a 1 diante do Cianorte, pelo Campeonato Paranaense, e foi substituído no intervalo.
Depois disso, só entrou em campo em mais uma partida do Estadual.
Características de Mateo Gamarra
Mateo Gamarra se destaca pela capacidade de encontrar passes em profundidade para os companheiros em bolas longas. Ele não tem características de tanta velocidade, mas compensa em outros aspectos de construção.
O defensor é utilizado preferencialmente pelo lado esquerdo da zaga. Outra característica do zagueiro é de atacar mais a bola e tirar espaço dos atacantes adversários.

