A estreia de Leonardo Jardim pelo Cruzeiro não foi do jeito que o torcedor esperava. O time celeste até saiu na frente, mas levou a virada do Democrata-GV e perdeu por 2 a 1, nesta quarta-feira (12), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro. A Raposa apresentou um futebol moroso e pouco incomodou o adversário.
Já classificado às semifinais do Estadual, Jardim optou por preservar os titulares e dar ritmo aos reservas. Por esse motivo, ele mandou a campo o time alternativo, mas não deu liga.
+ Leia também: Cruzeiro enfrentará o América-MG na semifinal do Mineiro; veja quando será
Com o resultado, o Cruzeiro permaneceu com 11 pontos na liderança do Grupo C. Já a Pantera chegou aos 11 pontos e terminou na terceira colocação no Grupo B.
Destaque positivo
O melhor jogador do Cruzeiro foi Lucas Silva. Apesar de não ter feito uma partida perfeita, o volante foi o mais criativo do time. Ele participou bastante das jogadas de armação e também deu uma finalização perigosa.
Destaque negativo
Léo Aragão não foi bem nesta noite. O goleiro reserva de Cássio falhou na saída de jogo no primeiro gol da Pantera e saiu errado da meta na segunda chegada do time alvinegro.
Cruzeiro na semifinal
O Cruzeiro agora concentra suas atenções para o duelo de ida da semifinal do Estadual. A equipe estrelada, que teve a terceira melhor campanha entre os líderes de cada grupo, enfrentará o América-MG, que avançou na primeira posição do Grupo B, com 13 pontos.
A partida ainda terá data confirmada pela Federação Mineira de Futebol (FMF). No entanto, a tendência é de que seja neste domingo (16).
Isso porque o Atlético-MG, melhor colocado geral, com 16 pontos, tem jogo pela Copa do Brasil na terça-feira (18). Desse modo, o arquirrival cruzeirense teria que atuar no sábado (17), na outra semifinal contra o Tombense, para cumprir o prazo de recuperação mínimo.
A Raposa fará o primeiro jogo da semifinal em casa e decidirá a vaga no campo do América-MG.
O jogo
O início do primeiro tempo deixou a impressão de que o jogo seria fácil para o Cruzeiro. Logo aos 3 minutos, Bolasie abriu o placar para a Raposa. O atacante se antecipou ao goleiro Thulio e completou de cabeça o cruzamento de Fagner pela direita: 1 a 0.
Os celestes começaram com muita intensidade, um pedido de Jardim à beira do campo. No entanto, o ritmo não durou muito.
A equipe celeste vacilou e foi castigada aos 15′. Léo Aragão saiu jogando e entregou a bola no pé de Luann. O meia da Pantera dominou e arriscou chute de fora da área. A bola passou por cima da zaga cruzeirense e morreu no canto esquerdo: 1 a 1.
Aragão ficou mal posicionado debaixo das traves e não conseguiu fazer a defesa. Ele até pulou, mas passou longe da bola.
O Cruzeiro ainda teve chance para ficar novamente à frente no placar em chutes de Bolasie e Lucas Silva, mas não foram efetivos.
Os comandados de Leonardo Jardim não apresentaram evolução na volta do segundo tempo. O time continuou com a postura morosa em campo e não conseguiu levar tanto perigo ao Democrata-GV.
Por essa razão, Jardim acionou alguns dos jogadores do time considerado titular. O português colocou William, Kaiki, Dudu e Matheus Pereira no jogo.
Entretanto, foi o Democrata-GV quem aproveitou a única chance que teve. Aos 34′, Antônio Júnior se adiantou a Léo Aragão e mandou de cabeça para o fundo da rede: 2 a 1. O gol foi bem semelhante ao feito pelo Cruzeiro no primeiro tempo.
O Cruzeiro deixou o campo sob vaias da torcida. Gritos de “time pipoqueiro, tem que ter raça para jogar no meu Cruzeiro” foram ecoados nas arquibancadas.
DEMOCRATA-GV 2 X 1 CRUZEIRO
Democrata-GV
Thulio; Lucas Lima, Donato, Lula e Wender; Murilo (Antônio Júnior, aos 33’2ºT), Caetano (Luis Felipe, aos 39’2ºT), Gutinho (Juan Carlos, aos 32’2ºT) e Luan (Dominy, aos 43’2ºT); Wallace Fernandes (Marcolino Neto, aos 42’2ºT) e Luanderson. Técnico: Wladimir Araujo.
Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner (William, aos 11’2ºT), Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Marlon (Kaiki, aos 11’2ºT); Walace (Matheus Pereira, aos 35’2ºT), Lucas Silva e Eduardo; Marquinhos (Rodriguinho, aos 26’2ºT), Tevis (Dudu, aos 10’2ºT) e Bolasie. Técnico: Leonardo Jardim.
- Gols: Bolasie, aos 3’1ºT (Cruzeiro); Luann, aos 15’1ºT, Antônio Júnior, aos 34’2ºT (Democrata-GV)
- Cartões amarelos: Fagner (Cruzeiro); Wender (Democrata-GV)
- Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
- Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
- Data e horário: 12 de fevereiro (quarta-feira), às 19h45 (de Brasília)
- Árbitro: André Skettino Policarpo Bento (MG)
- Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Emílio Junio Nascimento Santos (MG)
- VAR: Leonardo Rotondo Pinto (MG)

