O Cruzeiro encaminhou, nesta quarta-feira (12), o empréstimo do meio-campista Jhosefer, de 20 anos, para o América-MG. O jogador chega ao Coelho sem opção de compra e com o contrato até o final desta temporada.
+ Leia também: Quem é João Victor, zagueiro do Vasco na mira do Cruzeiro
Essa é a segunda vez que Jhosefer deixa o Cruzeiro. Em 2024, ele chegou a ter um período de experiência no Valladolid, da Espanha, clube comandado por Ronaldo.
O jovem foi criado na Raposa e teve grande destaque na Copinha 2024, quando o time celeste chegou até a final. Inicialmente, Jhosefer chegou a atuar como um atacante de beirada. Depois, acabou transferido para o meio-campo, onde realizou suas melhores exibições.
A informação do empréstimo de Jhosefer foi divulgada inicialmente pela rádio Itatiaia e confirmada pelo Central da Toca, que avançou nas apurações.
Na temporada passada, Jhosefer entrou em campo apenas uma vez pelo profissional, no empate entre Cruzeiro e Bahia, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024 e atuou cerca de 10 minutos.
Lesão
Jhosefer se recupera de uma lesão no tornozelo depois de uma entrada que sofreu em uma partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior desta temporada, e não treinou entre os profissionais do Cruzeiro nesse período. O jogador teve os ligamentos afetados, mas, segundo a apuração da Samuca TV e do Central da Toca, não precisará passar por cirurgia.
Essa foi a segunda lesão do meia com a camisa do Cruzeiro. Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo em junho de 2024 que afastou a possibilidade de Jhosefer ser relacionado para partidas do Campeonato Brasileiro naquele período.
Carreira
O meio-campista chegou aos 10 anos de idade pela Raposa e passou por todas as categorias da base celeste. Ele disputou sua primeira Copinha em 2023, com 19 anos de idade, e foi titular em todos os jogos do Cruzeiro na competição.
Naquela oportunidade, o time foi eliminado para o Sport Recife, nas oitavas de final do campeonato.
Pelo time principal, Jhosefer entrou em campo quatro vezes, uma pelo Brasileiro Série B, quando o treinador ainda era Paulo Pezzolano, e duas pelo Campeonato Mineiro, também com o técnico uruguaio, em 2022. Na última temporada, o meia atuou no empate com o Bahia, por 1 a 1.
No período em que Ronaldo esteve a frente da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Cruzeiro, Jhosefer excursionou no futebol espanhol, outro time administrado pelo ex-jogador, a equipe B do Real Valladolid. Por lá, o meia ficou cerca de 1 mês ao lado do goleiro Otávio.
Na sua passagem pelo Cruzeiro, Jhosefer conquistou quatro títulos entre base e profissional. O meia estava no elenco campeão do Brasileiro Série B em 2022 e venceu a Copa do Brasil Sub-20 em 2023, além do Campeonato Mineiro Júnior de 2022 e 2023.
Copinha 2025
Na temporada atual, Jhosefer foi titular na campanha do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025. A Raposa caiu para o São Paulo, nas quartas de final do torneio, depois de uma derrota por 3 a 1.
O meio-campista marcou uma vez durante a Copinha, contra o São Carlos, ainda na fase de grupos, na vitória do Cruzeiro por 2 a 0.

