Cauan Baptistella, meio-campista formado nas categorias de base do Cruzeiro, estreou com a camisa do Metalist, na manhã desta quarta-feira (11), em amistoso contra o Jeonbuk, da Coreia do Sul, no Marbella Football Center, na Espanha. O camisa 77 marcou um gol no fim do primeiro tempo.
Baptistella foi anunciado pela equipe ucraniana na tarde dessa terça (10) e marcou presença no time titular do técnico Mladen Bartulović no amistoso em solo espanhol.
Aos 5 minutos do primeiro tempo, Baptistella teve sua primeira chance de gol. O meia recebeu a bola na entrada da área e acertou a trave, em finalização com a perna esquerda.
Mais tarde, aos 40′, o camisa 77 aproveitou o rebote do goleiro da equipe sul-coreana e marcou seu primeiro gol com a camisa do Metalist.
Na segunda etapa, aos 17 minutos, Cauan Baptistella foi substituído pelo treinador Bartulović.
Venda de Baptistella
Segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV, em parceria com o perfil Crias da Toca, o jogador foi negociado por 5 milhões de euros, valor equivalente a R$ 30,9 milhões. O clube celeste manteve 30% dos direitos econômicos de Baptistella, com expectativa de lucro em negociações futuras.
Passagem de Baptistella pelo Cruzeiro
Baptistella chegou ao Cruzeiro em 2022, para integrar a equipe sub-15. Em dezembro de 2023, quando já tinha importante destaque na base, Baptistella assinou o primeiro contrato profissional com o Cruzeiro.
Na ocasião, ele firmou vínculo com o clube até dezembro de 2026, com multa para o mercado exterior de 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 360 milhões). Posteriormente, em 2025, Baptistella renovou até o final de 2030 com o Cruzeiro, vínculo que não foi cumprido por causa da negociação com o Metalist, da Ucrânia.
Oportunidades em 2026
Em 2026, Baptistella iniciou a temporada com o grupo profissional do Cruzeiro, sob o comando de Tite. O Cria da Toca estreou no time principal na derrota para o Pouso Alegre, no Mineirão, em BH, pela 1ª rodada do Estadual. No jogo, Cauan deu assistência após cobrar escanteio na cabeça de Kauã Prates, no segundo tempo.
Já na reta final da Copinha, Baptistella foi um dos jogadores que reforçaram a delegação no interior de São Paulo e justificou o pedido de Mairon César. No torneio de base mais importante do país, o meia marcou um gol, deu três assistências em quatro jogos e acabou sendo campeão.

