O Fortaleza anunciou, na noite desta terça-feira (10), a contratação do meia Rodriguinho, do Cruzeiro, por empréstimo até o fim de 2026. A informação já havia sido antecipada pela reportagem do Central da Toca, em parceria com o jornalista Afonso Ribeiro, do jornal O Povo.
+ Leia mais: Cria do Cruzeiro, Baptistella veste camisa de novo clube; veja detalhes
Nas redes sociais, o Leão do Pici, que disputa a Série B nesta temporada, celebrou a chegada do reforço.
“Tem reforço na área #FechadoComOLeão! Comunicamos a contratação por empréstimo do atacante Rodriguinho junto ao Cruzeiro Esporte Clube até o fim de 2026. O atleta já está treinando junto ao elenco no Pici e regularizado para atuar nos próximos jogos”, disse.
Sem espaço no Cruzeiro
Neste início de temporada, Rodriguinho recebeu duas chances com o técnico Tite no Campeonato Mineiro. O meia foi titular na derrota para o Pouso Alegre, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 1ª rodada, e na vitória sobre o Tombense, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 2ª rodada do Estadual. Depois, não foi mais utilizado pela comissão técnica.
Em 2025, quando recebeu apenas oito oportunidades e também não marcou nenhum gol, Rodriguinho foi emprestado ao principal rival do Fortaleza. Com a camisa do Ceará, o Cria da Toca atuou por apenas quatro jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro. O meio-campista integrou o elenco que acabou rebaixado à Série B, em dezembro.
Agora, pelo Fortaleza, Rodriguinho será opção para o técnico Thiago Carpini na Segunda Divisão. A Série B tem início marcado para o dia 20 de março e encerramento previsto para o dia 14 de novembro.
Vale lembrar que, a partir de 2026, durante as 38 rodadas, somente o campeão e o segundo colocado conseguirão vaga direta à elite do futebol brasileiro. As outras duas equipes vão conquistar o acesso por meio de confrontos mata-mata: o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto e o quinto colocados medirão forças.
Mais detalhes da carreira
Contratado pelo Cruzeiro no final de 2024, Rodriguinho tentará repetir, no futebol cearense, o bom futebol que apresentou nos tempos de América-MG. Há dois anos, o meia marcou quatro gols e deu outras quatro assistências em 25 jogos pelo Coelho.
Em 2023, em sua segunda temporada como profissional do América-MG, Rodriguinho balançou as redes duas vezes e deu três assistências em 26 jogos. Em 2022, o meia marcou um gol em 14 jogos.
Além de atuar como um camisa 10, Rodriguinho também pode atuar pelos dois lados do campo.

