O Cruzeiro embarcou, na tarde desta terça-feira (10), para o interior de São Paulo, onde enfrentará o Mirassol, às 19h desta quarta-feira (11), no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Leia mais: Goleiro do Cruzeiro inicia transição física e se aproxima de retorno aos gramados
Uma novidade na delegação celeste é o jovem Rayan Lelis, de 19 anos. Cria da Toca, o atacante volta a ser relacionado pelo técnico Tite após a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Desde o título da Copinha, Rayan ainda não havia sido relacionado para jogos do profissional, embora seguisse treinando com o elenco principal. Neste período, o Cruzeiro disputou cinco partidas: três pelo Campeonato Mineiro e duas pelo Brasileirão.
No início da temporada, o atacante fez parte do elenco alternativo que atuou nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. Ele esteve em campo em ambas as ocasiões, sendo uma como titular e outra saindo do banco de reservas.
Após essas partidas, Rayan foi integrado ao elenco sub-20 para reforçar o Cruzeiro na fase de mata-mata da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No torneio, teve papel fundamental como titular da equipe comandada por Mairon César, somando um gol e uma assistência nas fases decisivas.
Geração da Copinha no profissional
Após a conquista da Copinha, o Cruzeiro promoveu cinco atletas da base ao elenco principal: o goleiro Vitor Lamounier, o volante Murilo Rhikman, os meias Rhuan Gabriel e Cauan Baptistella, além do próprio Rayan Lelis.
Segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV, em parceria com o perfil Crias da Toca, o jogador foi negociado por 5 milhões de euros, valor equivalente a R$ 30,9 milhões. O clube celeste manteve 30% dos direitos econômicos de Baptistella, com expectativa de lucro em negociações futuras.
Cruzeiro no Brasileiro
Com duas derrotas em dois jogos, o Cruzeiro ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro e busca a reabilitação imediata. A equipe tem a pior defesa da competição, com seis gols sofridos.
O Mirassol, por outro lado, é o 4º colocado, com quatro pontos (uma vitória e um empate) e defende uma invencibilidade de quase um ano como mandante. No estádio Maião, o time paulista soma 23 jogos sem perder. São 14 vitórias e nove empates, com aproveitamento de 73,91%.

