Utilizado com frequência pelo técnico Leonardo Jardim no ano passado, quando estava no Cruzeiro, Eduardo vive bom início em sua passagem pelo Mirassol. O meia deve ser titular no reencontro com a Raposa, nesta quarta-feira (11), às 19h (de Brasília), no Maião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a camisa do Mirassol, após ter sido reserva nos dois primeiros jogos do Campeonato Paulista, Eduardo assumiu a titularidade com Rafael Guanaes. Com gols e bom desempenho, o camisa 33 conquistou o seu espaço e começou quatro dos últimos cinco compromissos.
No último domingo (8), o Mirassol preservou grande parte dos titulares na derrota para o Capivariano, em Capivari, pelo Paulistão. Um dos atletas não relacionados foi justamente o meia Eduardo.
Publicamente, Guanaes já afirmou que a prioridade no calendário será a disputa do Brasileirão. Vale lembrar que, em 2026, o Mirassol vai participar da Copa Libertadores pela primeira vez na história, depois de ter ficado em quarto lugar na Série A de 2025.

Desde que chegou ao Mirassol, Eduardo balançou as redes duas vezes, sendo um gol decisivo contra o Vasco. O meia brilhou na vitória por 2 a 1, no Maião, pela 1ª rodada do Brasileirão, além de ter feito um dos quatro gols na goleada contra o São Bernardo, por 4 a 0, pelo Estadual.
Passagem pelo Cruzeiro
Durante grande parte da última temporada, o meio-campista atuou como segundo volante e foi um dos reservas mais utilizados, com 30 aparições vindo do banco. Eduardo era uma espécie de “coringa” em caso de mudança no time titular do Cruzeiro em caso de lesão ou suspensão.
Em 2025, Eduardo disputou 51 partidas pelo Cruzeiro, com cinco gols marcados e uma assistência. Pela equipe celeste, o meia, de 36 anos, registrou o ano com mais jogos em toda a carreira.
Antes de chegar ao Cruzeiro, Eduardo tinha entrado em campo 49 vezes pelo Botafogo, em 2023, no ano com mais partidas na carreira.
Carreira de Eduardo
Revelado pelo Desportivo Brasil-SP, o meia viveu quase toda a trajetória profissional no exterior. Após ter recebido poucas chances no Ituano e no Fluminense, Eduardo atuou pelo Grêmio Barueri antes de ser transferido para Portugal. Em solo lusitano, ele defendeu o Estoril Praia e o Porto.
Depois de deixar o Porto, Eduardo foi emprestado ao Nice, da França, e, posteriormente, foi vendido ao Al-Hilal. Na Arábia Saudita, o brasileiro tornou-se ídolo do clube e ganhou o apelido de sheik.
Na temporada 2020/2021, Eduardo foi contratado pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, onde permaneceu até o meio de 2022, quando retornou à Arábia Saudita para reforçar o xará Al-Ahli. Ainda em 2022, foi negociado junto ao Botafogo.
Duelo pelo Brasileirão
Fora de casa, o Cruzeiro tentará somar os três primeiros pontos no Brasileirão. Terceiro colocado na última edição, o time celeste foi goleado pelo Botafogo na 1ª rodada, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e perdeu de virada para o Coritiba, no Mineirão, em BH, pela 2ª rodada da Série A. A Raposa está na lanterna da competição.
O Mirassol, por sua vez, derrotou o Vasco no Maião, em Mirassol, na abertura do campeonato, e empatou com o Remo, no Mangueirão, em Belém, na 2ª rodada. Com quatro pontos, a equipe do interior de São Paulo fecha o G4, ao lado de Bragantino, Palmeiras e Chapecoense.

