Ao fim da sétima rodada do Campeonato Mineiro, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projetou as chances de classificação do Cruzeiro à semifinal do Estadual. Na noite desse domingo (8), o time celeste venceu o América-MG por 2 a 0 com Kaio Jorge, e administrou a vantagem até o apito final.
+ Leia também: Sinisterra estreia pelo Cruzeiro em 2026 e explica pré-temporada diferente: ‘Precisava ser feito’
O resultado fez o Cruzeiro dar um ‘salto’ para a liderança do Grupo C. Com 12 pontos na tabela, os comandados do técnico Tite estão com um ponto a mais em relação ao North. Itabirito e Athletic-MG têm sete e seis pontos, respectivamente, e ocupam a terceira e a quarta posições da chave.
Com os três pontos somados no Mineirão, o Cruzeiro tem probabilidade de 95,4% de ser semifinalista do Estadual, conforme projeção da UFMG. Atualmente, apesar da inconstância, o time celeste é a equipe de melhor campanha até aqui no Mineiro.
Líderes de seus grupos, América-MG e URT somam 67,7% e 40% de chances de classificação. Outro que surge com alta probabilidade, mas é o vice-colocado do Grupo A é o Atlético-MG, que possui 66,5% conforme os cálculos da universidade.
Os cenários para a classificação do Cruzeiro
Para conquistar a vaga na próxima fase, a Raposa segue dependendo de si. A matemática do Cruzeiro é simples: precisa vencer a URT na última rodada do Estadual que garante a classificação. As equipes medem forças no próximo sábado (14), no Estádio Zama Maciel.
Em caso de empate, o time de Patos de Minas sai do caminho da Raposa, que passa a ficar atento ao confronto entre North e América-MG. Qualquer resultado entre os dois times, encaminha a classificação do Cruzeiro, mas em posição diferentes na tabela.
Se o Cruzeiro perde para a URT, a equipe permanece com 12 pontos e permanece de olho no confronto entre o time de Montes Claros e no Coelho. Dependendo do resultado, a Raposa também fica atenta ao Tombense, Atlético-MG e Pouso Alegre.
Chances de classificação à semifinal (UFMG)
- Cruzeiro – 95.4%
- América – 67.7%
- Atlético – 66.5%
- Tombense – 58.2%
- North – 46.0%
- URT – 40.0%
- Pouso Alegre – 18.2%
- Uberlândia – 7.9%
*Athletic, Betim, Democrata e Itabirito não possuem mais chances matemáticas de classificação

