publicidade

Cruzeiro põe fim a jejum ao vencer América-MG pelo Estadual; veja números

Comandados do técnico Tite venceram por 2 a 0 e derrubaram tabu contra o Coelho em confrontos pelo Campeonato Mineiro

publicidade

Em busca da classificação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro deu um ‘passo’ importante na noite deste domingo (8). Diante do América-MG, pela sétima rodada do Estadual, os comandados de Tite venceram por 2 a 0 e derrubaram um tabu de quase sete anos sem nenhum triunfo sobre o Coelho na competição regional.

+ Leia também: Do que o Cruzeiro precisa para avançar à semifinal do Mineiro?

Empurrado pela torcida no Mineirão, em Belo Horizonte, a Raposa conquistou a segunda vitória seguida no campeonato e assumiu a liderança do Grupo C, com 12 pontos, um a menos em relação ao North, vice-colocado.

A última vez que o Cruzeiro havia superado o América-MG no Campeonato Mineiro foi em 2019. No ano de rebaixamento à Série B do Brasileirão, o time aproveitou do bom começo de temporada e venceu os dois jogos da semifinal do torneio, o último, por 3 a 0. Posteriormente, o clube foi campeão Estadual pela 38ª vez.

Após essa vitória, o Cruzeiro enfrentou o Coelho em 12 oportunidades: foram nove derrotas e três empates. Antes do embate nesta edição de Mineiro, o último confronto entre as equipes foi na semifinal do campeonato de 2025. Com duas igualdades no placar na ida e volta, o time celeste foi eliminado na disputa de pênaltis.

Vitória no Campeonato Brasileiro

Diferente do retrospecto recente ruim no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrentou o América-MG pelo Campeonato Brasileiro de 2023, edição da volta do clube à Série A, e venceu. Pela sexta rodada, o time celeste foi até o Independência e goleou o Coelho por 4 a 0.

Comandados pelo português Pepa, a Raposa foi superior ao rival e contou com a estrela do atacante Gilberto, que saiu do banco e balançou as redes duas vezes. O lateral Marlon e o centroavante Henrique Dourado fizeram os outros dois gols do Cruzeiro no jogo.

Ao fim do Brasileirão, o Coelho foi rebaixado à Segunda Divisão e segue no segundo escalão do futebol brasileiro. Dessa forma, Cruzeiro e América-MG não voltaram a se enfrentar pela competição.

Primeiro tabu quebrado por Tite

Com a vitória sobre o alviverde, o técnico Tite quebrou o primeiro tabu sob comando do Cruzeiro. Alcunha de Leonardo Jardim, ex-treinador do clube, o atual comandante sofreu para manter as ‘sinas’ neste início de temporada.

Pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro perdeu uma invencibilidade de 30 anos no Mineirão com a derrota por 1 a 0 para o Democrata. Além disso, acabou com o tabu de dois anos sem revezes para o Atlético-MG na Arena.

No Brasileirão, outras duas escritas foram derrubadas com Tite à frente da Raposa. Diante do Coritiba, o Cruzeiro voltou a perder depois de 21 anos de invencibilidade. Contra o Botafogo, foram 10 anos sem nenhuma derrota, e 15 temporadas sem revezes no Nilton Santos.

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico