Após a fama de ‘exterminador de tabus’ que Leonardo Jardim construiu em 2025, o Cruzeiro vive um cenário oposto sob o comando de Tite em 2026. Com início ruim na temporada, o time celeste acumula derrotas que colocaram fim a invencibilidades históricas, invertendo a narrativa que empolgou a torcida no ano anterior.
+ Leia mais: Cruzeiro tem seu pior início defensivo no Brasileiro na era dos pontos corridos; veja números
Se na era Jardim o Cruzeiro derrubava tabus negativos, com vitórias marcantes em confrontos e estádios onde há anos não triunfava, agora tem sido o contrário: longas séries invictas estão sendo encerradas com derrotas dolorosas.
Confira abaixo os tabus quebrados sob o comando de Tite.
Fim da invencibilidade contra o Democrata-GV no Mineirão
Na 4ª rodada do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro recebeu o Democrata-GV defendendo uma invencibilidade de mais de 30 anos no Mineirão. A única derrota celeste para o time de Governador Valadares, em casa, havia sido em 16 de abril de 1995, por 2 a 1.
No reencontro em 2026, o time celeste – com escalação mista e a estreia de Gerson, principal reforço da temporada – acabou derrotado por 1 a 0, com gol de Bryan Gabriel no segundo tempo.
‘Tabu’ no clássico
Logo na sequência, veio o clássico diante do Atlético-MG. Maior algoz na Arena, ao lado do Flamengo, a equipe celeste tinha a chance de ampliar o tempo sem perder para o rival no estádio, além de se isolar nesse posto.
A invencibilidade fora de casa contra o Atlético-MG já durava quase dois anos.
Mesmo saindo na frente com Kaio Jorge, o Cruzeiro viu o rival virar no segundo tempo, com gols de Bernard e Hulk, perdendo por 2 a 1.
Goleada e tabu quebrado contra o Botafogo
Na estreia do Campeonato Brasileiro, nova frustração: derrota por 4 a 0 para o Botafogo, no Nilton Santos. A equipe fez um bom primeiro tempo, mas foi amplamente dominada na etapa final, com gols de Danilo (2), Matheus Martins e Artur.
Com o resultado, o Cruzeiro voltou a ser derrotado pelo clube carioca após quase 10 anos. A última derrota havia sido em 11 de setembro de 2016, por 2 a 0, no Mineirão, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Além da longa invencibilidade interrompida contra o Botafogo no histórico mais recente, o Cruzeiro também não perdia no Nilton Santos há quase 15 anos.
O último revés havia acontecido no dia 29 de outubro de 2011, quando os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Loco Abreu, pela 32ª rodada do Brasileirão.
Derrota diante do Coritiba e tabu de 21 anos encerrado
Na 2ª rodada do Brasileirão, o time celeste sofreu nova virada e voltou a perder para o Coritiba após 21 anos. O Cruzeiro abriu o placar com Matheus Pereira, mas levou a virada com gols de Lavega e Breno Lopes, no Mineirão.
A última vez que o Coxa havia vencido o Cruzeiro no Mineirão foi em 4 de julho de 2004, quando aplicou 3 a 0, com gols de Ataliba, Laércio e Tuta, pela 12ª rodada do Brasileirão.

