publicidade

Cruzeiro vê fama de Jardim de ‘exterminar tabus’ se inverter com Tite em 2026; veja lista

Depois de quebrar marcas negativas em 2025, Cruzeiro vê invencibilidades históricas chegarem ao fim na atual temporada

publicidade

Após a fama de ‘exterminador de tabus’ que Leonardo Jardim construiu em 2025, o Cruzeiro vive um cenário oposto sob o comando de Tite em 2026. Com início ruim na temporada, o time celeste acumula derrotas que colocaram fim a invencibilidades históricas, invertendo a narrativa que empolgou a torcida no ano anterior.

+ Leia mais: Cruzeiro tem seu pior início defensivo no Brasileiro na era dos pontos corridos; veja números

Se na era Jardim o Cruzeiro derrubava tabus negativos, com vitórias marcantes em confrontos e estádios onde há anos não triunfava, agora tem sido o contrário: longas séries invictas estão sendo encerradas com derrotas dolorosas.

Confira abaixo os tabus quebrados sob o comando de Tite.

Fim da invencibilidade contra o Democrata-GV no Mineirão

Na 4ª rodada do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro recebeu o Democrata-GV defendendo uma invencibilidade de mais de 30 anos no Mineirão. A única derrota celeste para o time de Governador Valadares, em casa, havia sido em 16 de abril de 1995, por 2 a 1.

No reencontro em 2026, o time celeste – com escalação mista e a estreia de Gerson, principal reforço da temporada – acabou derrotado por 1 a 0, com gol de Bryan Gabriel no segundo tempo.

‘Tabu’ no clássico

Logo na sequência, veio o clássico diante do Atlético-MG. Maior algoz na Arena, ao lado do Flamengo, a equipe celeste tinha a chance de ampliar o tempo sem perder para o rival no estádio, além de se isolar nesse posto.

A invencibilidade fora de casa contra o Atlético-MG já durava quase dois anos.

Mesmo saindo na frente com Kaio Jorge, o Cruzeiro viu o rival virar no segundo tempo, com gols de Bernard e Hulk, perdendo por 2 a 1.

Goleada e tabu quebrado contra o Botafogo

Na estreia do Campeonato Brasileiro, nova frustração: derrota por 4 a 0 para o Botafogo, no Nilton Santos. A equipe fez um bom primeiro tempo, mas foi amplamente dominada na etapa final, com gols de Danilo (2), Matheus Martins e Artur.

Com o resultado, o Cruzeiro voltou a ser derrotado pelo clube carioca após quase 10 anos. A última derrota havia sido em 11 de setembro de 2016, por 2 a 0, no Mineirão, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Além da longa invencibilidade interrompida contra o Botafogo no histórico mais recente, o Cruzeiro também não perdia no Nilton Santos há quase 15 anos. 

O último revés havia acontecido no dia 29 de outubro de 2011, quando os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Loco Abreu, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Derrota diante do Coritiba e tabu de 21 anos encerrado

Na 2ª rodada do Brasileirão, o time celeste sofreu nova virada e voltou a perder para o Coritiba após 21 anos. O Cruzeiro abriu o placar com Matheus Pereira, mas levou a virada com gols de Lavega e Breno Lopes, no Mineirão.

A última vez que o Coxa havia vencido o Cruzeiro no Mineirão foi em 4 de julho de 2004, quando aplicou 3 a 0, com gols de Ataliba, Laércio e Tuta, pela 12ª rodada do Brasileirão.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste