Meio-campista de apenas 16 anos, Eduardo Pape, um dos destaques do Cruzeiro na campanha do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17.
A lista foi divulgada nesta sexta-feira (6) pelo técnico Carlos Eduardo Patetuci, que comandará a equipe em amistosos preparatórios para o Campeonato Sul-Americano Sub-17, previsto para acontecer de 3 a 19 de abril.
Pape faz parte do grupo de 24 atletas chamados para a fase de preparação, que contará com dois jogos amistosos contra a Colômbia, nos dias 24 e 27 de fevereiro, em Barranquilla. A delegação brasileira ficará concentrada na cidade colombiana entre os dias 20 e 28 de fevereiro.
Após esse período, a Seleção Sub-17 se reapresentará na Granja Comary, a partir de 18 de março, para a última fase de preparação visando o Sul-Americano. A sede da competição ainda será definida pela Conmebol.
Contrato renovado com o Cruzeiro
Após o ótimo desempenho na Copinha, Eduardo Pape teve seu contrato renovado com o Cruzeiro até janeiro de 2029. O meio-campista já tinha vínculo profissional com a Raposa, assinado em junho de 2025 e válido até 2028. Com a valorização, a diretoria celeste agiu rapidamente e ampliou o vínculo por mais uma temporada, garantindo a permanência da joia da base.
Eduardo Pape foi um dos grandes nomes da campanha vitoriosa do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mesmo com apenas 16 anos, demonstrou personalidade, visão de jogo e muita intensidade, sendo presença constante no setor de marcação e na organização do meio-campo.
Durante o torneio, marcou dois golaços: um contra o Meia Noite, na segunda fase, e outro diante do Grêmio, na semifinal. Além disso, contribuiu com uma assistência.
Camisa 8 da equipe celeste, Pape é considerado o ‘motorzinho’ do time, sendo elogiado pela entrega em campo e qualidade técnica.
Na final, no entanto, Pape acabou ficando fora. Autor de um golaço na vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, na semifinal, o camisa 8 celeste recebeu um cartão amarelo durante a partida e, como já estava pendurado, cumpriu suspensão automática na decisão, vencida pelo Cruzeiro por 2 a 1.
No clube desde 2024, Pape chegou após se destacar pelo Azuriz Futebol, do Paraná. Nas categorias de base da Raposa, sempre atuou uma categoria acima. Em 2025, defendeu o time sub-20 durante toda a temporada, mesmo tendo idade para o sub-17.
Convocação da Seleção Brasileira Sub-17
Goleiros
- Vitor Wachter – Grêmio
- Arthur Sehn – Athlético-PR
- João Soato – São Paulo
Defensores
- Samuel Almeida – Atlético-MG
- Lucas Alves – Red Bull Bragantino
- Arthur Monteiro – Atlético-PR
- Alexsandro Araújo – Atlético-MG
- David Brendo – Grêmio
- Talles Beni – Red Bull Bragantino
- Breno Sales – Vasco da Gama
- Isaac Leocádio – Palmeiras
Meio-campistas
- Vinicius Rocha – Santos
- Emanuel Nunes – Red Bull Bragantino
- Nicolas Pereira – São Paulo
- Ruan Yago – Palmeiras
- Eduardo Pape – Cruzeiro
- Eduardo Conceição – Palmeiras
- Robert William – São Paulo
Atacantes
- David Nogueira – Santos
- João Bezerra – Internacional
- Kauê Furquim – Bahia SAF
- Bryan Lima – Athlético-PR
- Riquelme Henrique – Atlético-MG
- Benjamin Santos – Grêmio

