Em busca da primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro recebe o Coritiba nesta quinta-feira (5), às 21h30, no Mineirão, pela 2ª rodada. A equipe celeste aposta no apoio da torcida como trunfo para iniciar a reabilitação na competição.
Após a goleada sofrida por 4 a 0 na estreia, diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos, o Cruzeiro tenta se recuperar e confia no bom desempenho como mandante para reagir.
Na edição de 2025 do Brasileirão, o desempenho do Cruzeiro como mandante foi um dos pilares da campanha. Foram 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, o que representa um aproveitamento de 75,4%.
Além disso, o Cruzeiro vive uma sequência invicta de nove partidas no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro. A última derrota em casa foi em agosto de 2025, para o Santos, por 2 a 1, pela 19ª rodada. Desde então, foram seis vitórias e três empates diante da torcida celeste.
O Coritiba, por sua vez, também vem de derrota na competição. A equipe perdeu por 1 a 0 para o Bragantino, em casa, e segue sem pontuar no torneio.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Assim como no jogo contra o Betim, o técnico Tite deve escalar força máxima. No entanto, ele já tem duas baixas confirmadas: o zagueiro Jonathan Jesus e o atacante Chico da Costa, ambos lesionados.
Titular neste início de temporada, Jonathan Jesus vinha em alta com o treinador. O defensor participou dos sete primeiros jogos do Cruzeiro em 2026, todos como titular, mas agora ficará de seis a oito semanas fora, conforme apuração do Central da Toca e Samuca TV. O motivo é um estiramento ligamentar no joelho direito.
Apesar do desfalque, Tite terá uma boa notícia: o retorno de Villalba. Um dos destaques da equipe em 2025, o zagueiro argentino está recuperado de uma lesão no tornozelo esquerdo, sofrida em dezembro, e já treina normalmente com o grupo. A dúvida agora é se ele já será titular ou se João Marcelo, substituto natural nos últimos jogos, será mantido na equipe.
No meio, segue a indefinição quanto ao posicionamento de Gerson. Diante do Betim, o novo reforço atuou como segundo volante, ao lado de Romero, substituindo Lucas Silva. Já Christian atuou aberto pela direita, onde se destacou em 2025.
A dúvida é se Tite manterá essa formação ou se Lucas Silva retorna ao time titular, o que pode resultar na saída de Christian.
No ataque, Tite contará com o retorno de Kaio Jorge, que foi poupado no fim de semana. Por outro lado, o treinador ainda não terá o retorno de Sinisterra. O atacante colombiano, que faz uma pré-temporada específica, já está treinando com o grupo, mas ainda não será relacionado.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Gerson e Christian (Lucas Silva); Matheus Pereira, Arroyo e Kaio Jorge.
Coritiba
O técnico Fernando Seabra terá que arrumar uma solução para substituir o meia Josué, um dos destaques do Coritiba. Titular absoluto da equipe, o jogador foi expulso na derrota para o Bragantino, por 1 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 1ª rodada da Série A.
De acordo com o ge, como Seabra não terá o armador da equipe, a tendência é que o Coritiba enfrente o Cruzeiro com três volantes. Nos treinamentos da semana, o ex-cruzeirense Willian Oliveira formou dupla ao lado do colombiano Sebastián Gómez.
Com a vaga no time titular em aberto, dois jogadores surgem como opções no Coritiba para suprir a ausência de Josué: os volantes Fernando Sobral – que atuou como meia no Ceará – e Vini Paulista. Ex-Cruzeiro, Wallisson também está no elenco do Coxa, mas ficou fora da lista dos relacionados por opção da comissão técnica.
Com exceção de Josué, o Coritiba, de Seabra, deve ir a campo com os outros dez atletas que enfrentaram o Bragantino.
Provável escalação do Coritiba: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Coser e Bruno Melo; Willian Oliveira, Sebastián Gómez e Fernando Sobral (Vini Paulista); Lucas Ronier, Joaquín Lavega e Pedro Rocha.

