Um dos destaques do Cruzeiro no título da Copinha e utilizado pelo técnico Tite no início do Campeonato Mineiro, Cauan Baptistella, de 18 anos, está de saída do clube celeste.
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, em parceria com o perfil Crias da Toca, o meia será negociado com o Metalist, da Ucrânia, por 5 milhões de euros (R$ 30,9 milhões).
A Raposa manterá 30% dos direitos econômicos para eventuais negociações futuras. Baptistella, que tem passaporte italiano, já se despediu de companheiros no Cruzeiro.
No dia 8 de julho do ano passado, Baptistella renovou o seu contrato com o Cruzeiro e firmou um novo acordo até o final de dezembro de 2030. À época, o meia ítalo-brasileiro recebeu uma valorização salarial considerável com evolução ao longo do tempo de contrato.
Em 2026, Baptistella iniciou a temporada com o grupo profissional do Cruzeiro, sob o comando de Tite. O Cria da Toca estreou no time principal na derrota para o Pouso Alegre, no Mineirão, em BH, pela 1ª rodada do Estadual. No jogo, Cauan deu assistência após cobrar escanteio na cabeça de Kauã Prates, no segundo tempo.
Já na reta final da Copinha, Baptistella foi um dos jogadores que reforçaram a delegação no interior de São Paulo e justificou o pedido de Mairon César. No torneio de base mais importante do país, o meia marcou um gol, deu três assistências em quatro jogos e acabou sendo campeão.
Quem é Cauan Baptistella?
Considerado uma das principais joias formadas pela Raposa nos últimos anos, Baptistella nasceu na Itália, mas é filho de brasileiros.
O pai de Cauan é Clayton Baptistella, campeão europeu no futsal, pela Itália, e da Champions League, com o Montesilvano. O jovem atleta passou os primeiros anos de vida no Velho Continente, mas, depois, se mudou para o Brasil.
Em dezembro de 2023, quando já tinha importante destaque na base, Baptistella assinou o primeiro contrato profissional com o Cruzeiro.
Na ocasião, ele firmou vínculo com o clube até dezembro de 2026, com multa para o mercado exterior de 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 360 milhões). Posteriormente, em 2025, Baptistella renovou até o final de 2030 com o Cruzeiro, vínculo que não foi cumprido por causa dessa negociação com o Metalist, da Ucrânia.

