Satisfeito com a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Betim, o técnico Tite revelou os fatores que determinaram o resultado que deu um ‘respiro’ ao time no Campeonato Mineiro. Neste domingo (1º), a Raposa sofreu para furar o bloqueio do adversário e conseguiu os três pontos com o gol de Matheus Pereira, nos acréscimos.
+ Leia também: Cruzeiro derruba sequência negativa e calcula cenários para classificação no Mineiro
Na coletiva, o comandante celeste tratou de elogiar a postura e organização do time em campo. Na opinião de Tite, o Cruzeiro superou adversidades durante a partida e conquistou a vitória através do jogo coletivo.
“A construção dela [vitória] com uma série de adversidades que na tua própria pergunta tu colocou e citou. A competitividade e a qualidade do adversário, dentro da sua casa, o gramado na medida que a chuva vinha dando mais a base dele e a finesse no toque, na aproximação, no passe e no lançamento, ela fica prejudicada. Agora, teve uma equipe que teve uma resiliência muito forte, que teve uma capacidade de concentração muito grande e que por isso venceu, porque colocou alma”, iniciou.
Em sequência, o técnico destacou momentos do time em campo que contaram com os trabalhos no dia a dia. Como revelou o treinador, o Cruzeiro praticou durante o jogo na Arena Vera Cruz um jogo de maior aproximação.
“Afora a organização que teve, ela não deixou em nenhum momento de ser um futebol mais de aproximação, que é um futebol que eu também entendo ser importante para dentro da própria história que o Cruzeiro tem, né? De ser uma equipe que alterna momentos de velocidade, mas alterna momentos de articulação, de aproximação”, complementou.
‘Virada de chave’ do Cruzeiro no Mineiro?
Questionado se a vitória seria uma espécie de ‘virada de chave’ para oCruzeiro no Campeonato Mineiro, o técnico Tite relembrou as adversidades enfrentadas nos trabalhos anteriores ao clube.
“Eu não sei se existe virada de chave, eu acredito em continuidade de trabalho. Mas eu também tenho, historicamente, todos os títulos que um técnico pode ter na sua carreira. Eu tenho todos, com exceção de ser campeão mundial pela seleção brasileira. Os outros todos eu tenho”, disse.
De acordo com o treinador, o momento conturbado vivido pelo clube no início desta temporada é parte do trabalho que irá gerar frutos para a Raposa no futuro.
“É isso que me deixou satisfeito hoje: fora o resultado, esse desempenho e essa capacidade dela absorver situações difíceis, porque elas acontecem. E para forjar uma equipe que ela é campeã – e o Cruzeiro está buscando o título, o Tite veio para buscar título também, não pense que vim aqui porque o histórico traz – ele é forjado em cima de adversidades, desses momentos”, finalizou o treinador.
Pressão por resultados e campanha no Mineiro
Pressionado pelo grande investimento feito ao início da temporada, além do sucesso esportivo do Cruzeiro em 2025, o time do técnico Tite teve um início conturbado, tanto no Campeonato Mineiro, quanto no Brasileirão.
A situação no Estadual, mesmo com o bom resultado conquistado sobre o Betim, ainda preocupa. Até aqui, o time conta com três vitórias e três derrotas, e não depende mais de si para se classificar à fase final do Campeonato Mineiro.
Durante as cinco rodadas iniciais, o Cruzeiro perdeu para Pouso Alegre, Democrata e Atlético-MG, e venceu o Tombense, Uberlândia e Betim. Do outro lado, na estreia do Brasileirão, os comandados do técnico Tite foram goleados por 4 a 0 para o Botafogo, no Nilton Santos.
- Cruzeiro x Coritiba – quarta-feira (5), às 21h30 – Mineirão, em Belo Horizonte – 2ª rodada do Brasileirão
- Cruzeiro x América-MG – domingo (8), às 18h – Mineirão, em Belo Horizonte – 7ª rodada do Mineiro
- Mirassol x Cruzeiro – quarta-feira (11), às 19h – Maião, em Mirassol-SP – 3ª rodada do Brasileirão
- URT x Cruzeiro – sábado (14), às 19h – Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas-MG – 8ª rodada do Mineiro

