publicidade

Cruzeiro marca no fim, vence Betim e ‘respira’ no Mineiro

Nos acréscimos, Matheus Pereira fez o gol da vitória, por 1 a 0, neste domingo (1º), na Arena Vera Cruz, em Betim

publicidade

Em uma partida de muita transpiração e pouca inspiração, o Cruzeiro fez o gol da vitória praticamente no último lance e derrotou o Betim neste domingo (1º), por 1 a 0, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Sob forte chuva durante todo o jogo, o meia Matheus Pereira, de cabeça, balançou a rede na Arena Vera Cruz, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Com a terceira vitória no Estadual, o Cruzeiro ficou vivo na disputa por uma vaga à semifinal do Campeonato Mineiro. Agora, a duas rodadas do fim da fase de grupos, o time celeste chegou a nove pontos e ocupa a segunda posição na chave C, atrás do líder North, com 11. Athletic e Itabirito estão em terceiro e quatro, com cinco e quatro pontos, respectivamente.

A vitória quebrou um jejum de três partidas sem triunfos na temporada. Os três pontos somados na Grande BH aliviaram um pouco da pressão sobre o trabalho de Tite, fortemente contestado pela torcida do Cruzeiro. Desde que o treinador assumiu o cargo, a Raposa venceu três vezes e perdeu quatro.

Vale lembrar que apenas os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado geral se classificam à semifinal. Após seis rodadas, URT, América-MG, North e Atlético-MG integram essa zona de corte para a próxima fase.

Próximo jogo do Cruzeiro

Após o duelo com o Betim, o Cruzeiro volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), o time celeste receberá o Coritiba, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada da Série A.

Quais os destaques positivos?

Escalado pela primeira vez como segundo volante, Gerson ajudou o time na saída de bola e foi presente na construção das jogadas, ao lado de Matheus Pereira. Embora não esteja no ritmo ideal, o camisa 11 foi um dos poucos destaques no duelo com o Betim.

O jogo

No primeiro tempo, o Cruzeiro foi superior, teve o controle do jogo, mas criou poucas chances de gol. Na mais importante delas, Néiser Villareal, acionado no lugar de Chico da Costa, que teve gol anulado e saiu lesionado, desperdiçou a oportunidade quando estava cara a cara.

Com o gramado pesado, especialmente pelas fortes chuvas em Betim na noite deste domingo (1º), o Cruzeiro errou muitos passes fáceis, o que tirou um pouco do ritmo de jogo.

No gol marcado por Chico da Costa, aos 18 minutos, Kaiki lançou o camisa 91 em profundidade. O centroavante foi mais veloz em relação aos zagueiros, driblou Jori e balançou as redes. O jogador do Cruzeiro, porém, estava ligeiramente à frente do marcador do Betim e viu a arbitragem anular o gol após revisão. Chico ainda sentiu dores no joelho e foi substituído.

Em cerca de 20 minutos, foi a segunda lesão de jogadores do Cruzeiro na partida. Aos 14’ da etapa inicial, o zagueiro Jonathan Jesus também alegou dores no joelho e deixou o campo de jogo, enquanto João Marcelo foi acionado.

Aos 46’, Matheus Pereira deu lindo passe para Néiser Villareal, que ganhou na corrida do zagueiro e, cara a cara com Jori, chutou pra fora. O colombiano desperdiçou uma chance claríssima de gol.

Na volta do intervalo, aos dois minutos, Cássio pediu ao árbitro Murilo Misson (FMF) para paralisar o jogo. Inicialmente, o goleiro do Cruzeiro tomou um comprimido, mas, depois, foi rapidamente ao vestiário. A partida ficou pausada por cerca de quatro minutos para um “alívio intestinal” do atleta, um episódio inusitado na história do futebol.

Aos 24′ da etapa final, Cássio salvou o Cruzeiro de ficar atrás no placar. O atacante Paulo Henrique canetou William e serviu ao companheiro, que saiu cara a cara e chutou em cima do goleiro cruzeirense.

Já aos 33′, após cobrança curta de escanteio, Wanderson recebeu passe na entrada da área e soltou um chutaço de longe. Jori espalmou e cedeu novo escanteio ao Cruzeiro.

No fim do jogo, aos 42 minutos, Fabrício Bruno fez cruzamento preciso, a bola passou por todo mundo e achou Wanderson. O camisa 94, de cabeça, desperdiçou outra chance clara.

O gol do Cruzeiro saiu aos 54′, de cabeça, com Matheus Pereira. O camisa 10 recebeu cruzamento dentro da área, foi o elemento-surpresa e garantiu os três pontos fundamentais para a sobrevivência no Estadual.

Betim 0x1 Cruzeiro

Betim

Jori; Talisson (João Fuhr, aos 50’2ºT), Jean, Gabriel Marques e Pedro Henrique; Riquelmy, Arilson e Jhemerson (Paulo Henrique, no intervalo); Érick Salles (Cauã Marangoni, aos 50’2ºT), Maycon Rangel (Bruno Menezes, aos 27’2ºT) e Victor Mafra (Vitinho, aos 43’2ºT). Técnico: Emerson Ávila.

Banco de reservas: Denivys; Arthur Simões, Paulo Victor, Danilo Lisboa, Robert, Sion e João Magno.

Cruzeiro

Cássio, William (Kauã Moraes, aos 29’2ºT), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus (João Marcelo, aos 14’1ºT) e Kaiki; Lucas Romero (Matheus Henrique, aos 29’2ºT), Gerson, Christian (Wanderson, aos 29’2ºT) e Matheus Pereira; Keny Arroyo e Chico da Costa (Néiser Villareal, aos 23’1ºT). Técnico: Tite.

Banco de reservas: Otávio; Fagner, Bruno Alves, Kauã Prates, Lucas Silva, Japa e Kaique Kenji.

  • Gol: Matheus Pereira, aos 54’2ºT (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Gabriel Marques, aos 1’2ºT, e Riquelmy, aos 54’2ºT (Betim); Lucas Romero, aos 19’2ºT (Cruzeiro)
  • Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Data e horário: 1º de fevereiro de 2025 (domingo), às 20h (de Brasília)
  • Local: Arena Vera Cruz, em Betim (MG)
  • Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior (MG)
  • Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Magno Arantes Lira (MG)
  • VAR: Michel Patrick Costa Guimarães (MG)
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Ingressos para URT x Cruzeiro pelo Mineiro: preços e como comprar

No sábado (14), às 19h, o Cruzeiro jogará em no Zama Maciel, em Patos de Minas, por classificação à semifinal do Estadual