Vendido pelo Cruzeiro, o volante Ryan Guilherme, de 23 anos, foi anunciado, na manhã deste domingo (1º), pelo Rio Ave, de Portugal. O meio-campista brasileiro assinou contrato até o final de 2030.
Por meio das redes sociais, o Rio Ave celebrou a contratação do ex-jogador do Cruzeiro. Ryan Guilherme, inclusive, já está à disposição do técnico grego Sotiris Silaidopoulos para a sequência da temporada.
“Bem-vindo, Ryan Guilherme! O brasileiro chega para reforçar o meio-campo rioavista. Começa um novo capítulo! Ryan Guilherme de verde e branco”, divulgou.
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro acertou a venda de Ryan Guilherme ao Rio Ave por cerca de 2,5 milhões de euros (R$ 15,5 milhões).
Será a segunda experiência do volante no futebol português em um ano. No primeiro semestre de 2025, Ryan atuou em 29 jogos pelo União Leiria, com um gol marcado e três assistências.
Aos 23 anos, o meio-campista acertou com o sétimo clube na carreira. Além do Cruzeiro, Ryan também atuou por Fortaleza, União Leiria-POR, Volta Redonda, Boavista e Operário-PR.
Despedida do Cruzeiro
Minutos após as primeiras postagens do Rio Ave, o Cruzeiro se despediu de Ryan Guilherme e desejou sucesso ao meio-campista na continuidade da carreira.
“O Cruzeiro confirma que concluiu a transferência, em definitivo, do volante Ryan Guilherme ao Rio Ave-POR. Agradecemos aos serviços prestados e desejamos sucesso na sequência da trajetória do atleta”, anunciou.
Passagem pelo Cruzeiro
Ryan Guilherme foi contratado pelo Cruzeiro em setembro de 2025, já com Pedro Lourenço como presidente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Para comprar 85% dos direitos econômicos do jogador, a Raposa pagou cerca de R$ 9 milhões. O Fortaleza, responsável pela venda, manteve um percentual dos direitos.
Em pouco mais de cinco meses com a camisa do Cruzeiro, Ryan entrou em campo seis vezes – três em 2025 e outras três em 2026. Ele não marcou gols ou deu assistências.

