Com passagem marcante pelo Cruzeiro, Leonardo Jardim foi escolhido como um dos dez melhores técnicos portugueses do século XXI. A votação, que considerou os desempenhos de 2001 até 2025, foi feita pelo jornal A Bola, um dos mais renomados do país.
Durante o mês de janeiro, o periódico elaborou a lista para diversas categorias, incluindo jogadores de futebol dos principais clubes de Portugal, treinadores portugueses e gringos, além de atletas de outros esportes.
Para a eleição dos dez nomes, A Bola considerou 50% dos votos do público e outros 50% feitos por meio de votação dos jornalistas do veículo de comunicação. A ideia surgiu como celebração dos 81 anos do jornal.
Na votação dos comandantes portugueses, Leonardo Jardim apareceu ao lado de grandes nomes do futebol mundial, como José Mourinho e Jorge Jesus. Hoje no Palmeiras, Abel Ferreira também integrou o top 10 feito pela A Bola.
Além de Jardim, Mourinho, Jesus e Abel, o jornal A Bola considerou os nomes de André Villas-Boas, Fernando Santos, Marco Silva, Paulo Fonseca, Rúben Amorim e Sérgio Conceição.
Passagem de Jardim pelo Cruzeiro
Anunciado em fevereiro de 2025, Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro após a demissão de Fernando Diniz. No momento da chegada, o time já atravessava uma fase ruim na temporada e apresentava um futebol abaixo do esperado.
Com o Campeonato Mineiro em andamento e praticamente eliminado na Copa Sul-Americana, o treinador viu a equipe ser desclassificada ainda na fase de grupos da competição continental e cair na semifinal do Estadual, diante do América-MG. O cenário gerou forte pressão e instabilidade nos bastidores.
A partir desse momento, Jardim iniciou uma transformação no time. Após reuniões com o elenco e com o presidente Pedro Lourenço, promoveu mudanças tanto nas peças quanto no modelo de jogo.
O ponto de virada ocorreu no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no dia 13 de abril, no Morumbis, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico realizou sete mudanças no time titular em relação aos jogos anteriores, alterando todos os setores — exceto o gol.
Na sequência, o Cruzeiro apresentou uma sequência de boas atuações, acumulou invencibilidade, subiu na tabela do Brasileirão e se consolidou na 3ª colocação, com 70 pontos, garantindo vaga direta na Libertadores de 2026, além de chegar à semifinal da Copa do Brasil.
Ao todo, Leonardo Jardim comandou o Cruzeiro em 58 jogos, sendo três amistosos, com 27 vitórias, 19 empates e 12 derrotas. A equipe marcou 78 gols e sofreu 46, resultando em um aproveitamento de 57,47%.

