publicidade

Merece ser titular? Os números de Arroyo pelo Cruzeiro no início da ‘era Tite’

Atacante equatoriano terminou 2025 em alta com Leonardo Jardim e quer retomar condição de titular com Tite

publicidade

Após ter terminado o ano passado em alta, Keny Arroyo tenta recuperar a condição de titular do Cruzeiro no início da “era Tite”. O atacante equatoriano será opção neste domingo (1º), às 20h (de Brasília), para o duelo com o Betim, na Arena Vera Cruz, em Betim, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.

Uma das críticas da torcida em relação ao trabalho de Tite tem sido a dificuldade para o Cruzeiro criar muitas jogadas. Para modificar esse cenário, uma possibilidade é dar mais minutos a Arroyo, conhecido pela habilidade no um contra um e pela velocidade no setor ofensivo.

Na estreia do Campeonato Brasileiro, na goleada sofrida para o Botafogo, Tite escalou Wanderson na ponta esquerda, enquanto Gerson foi o responsável por ocupar o lado direito de ataque. Com a entrada do camisa 11 no time, Christian foi acionado na reta final e como um segundo volante.

Em 2026, sob o comando de Tite, Arroyo entrou em campo em cinco dos seis jogos do Cruzeiro até o momento na temporada, sendo dois como titular. No período, foram 252 minutos jogados, com média de 50’ por partida.

Agora, em meio à pressão por resultados no Estadual, Tite afirmou que usará os titulares do Cruzeiro contra o Betim. A formação, no entanto, ainda é um mistério, especialmente no meio-campo e no ataque.

Os números de Arroyo em 2026

De acordo com dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas de futebol, Arroyo tem média de duas finalizações por partida neste começo de ano pelo Cruzeiro. O equatoriano ainda busca o seu primeiro gol pela equipe celeste em 2026.

Incisivo durante os jogos, Arroyo tem média de 33,4 ações com a bola. No período, o camisa 99 do Cruzeiro deu quase dois passes decisivos por jogo e executou 18,4 passes certos a cada compromisso. Habilidoso, o jovem atacante completou um drible por jogo e tem média de uma falta sofrida.

Do ponto de vista defensivo, conforme levantamento do Sofascore, Arroyo tem média de 2,4 bolas recuperadas por jogo. O ponta do Cruzeiro também tem média de quase um desarme a cada 50 minutos.

Cruzeiro sob pressão no Mineiro

Com três derrotas seguidas – duas no Estadual -, o Cruzeiro está pressionado no Campeonato Mineiro. Derrotado no último fim de semana para o Atlético-MG, o time celeste ocupa a segunda posição no Grupo C, com seis pontos e dois a menos em relação ao líder North. 

Para assumir a primeira posição em sua chave, o Cruzeiro precisa vencer o Betim e “secar” o North ainda neste sábado (31). A equipe de Montes Claros visita o Democrata-GV, no Mamudão, em Governador Valadares.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste