Ameaçado na tabela do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro utilizará os nomes mais badalados do elenco no duelo com o Betim, pela 6ª rodada. Por ter perdido os dois últimos compromissos no Estadual, o técnico Tite deve escalar um time recheado de titulares neste domingo (1º), às 20h (de Brasília), na Arena Vera Cruz, em Betim.
No gol, a tendência é que Cássio siga com o ritmo de jogo, embora esteja atuando no sacrifício por causa de um trauma na mão esquerda. O jovem Otávio teve chances nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro e, depois, passou a ser o substituto imediato do experiente goleiro.
Na última quinta (29), Tite surpreendeu ao colocar Fagner como titular na lateral direita contra o Botafogo, pela estreia do Campeonato Brasileiro. Contra o Betim, o treinador do Cruzeiro pode tentar dar mais ritmo ao atleta ou então recolocar William entre os titulares. O garoto Kauã Moraes é outra alternativa para a posição.
Do outro lado, pela lateral esquerda, Kaiki tem atuado sempre que o Cruzeiro entrou com força máxima. O seu reserva imediato é Kauã Prates. Curiosamente, ambos têm negociações em andamento, já que Kaiki tem conversas com o Como, da Itália, e Prates está perto de fechar acordo com o Borussia Dortmund, da Alemanha.
O mais jovem, no entanto, só poderia deixar a Raposa em agosto, quando completa 18 anos. A situação de Kaiki seria imediata; porém, vale lembrar que a janela europeia se encerra na segunda-feira (2), o que envolve uma “corrida contra o tempo”.
Na zaga, Jonathan Jesus é o único que foi usado por Tite em todos os seis jogos da temporada. Mesmo sem o ritmo ideal, João Marcelo pode ser uma opção, enquanto Fabrício Bruno deve atuar contra o Betim. Destaques da base celeste, Bruno Alves e Janderson ainda buscam uma primeira oportunidade.
Fica a expectativa se o argentino Lucas Villalba, recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, voltará a ser relacionado ou se ficará à disposição contra o Coritiba, pelo Brasileirão.
Alternativas no meio-campo
Após a goleada sofrida para o Botafogo, Tite confirmou que usará os titulares do Cruzeiro e admitiu que um possível erro de estratégia foi não ter dado tanto ritmo aos principais nomes do elenco no início do ano. Diante desse cenário, o técnico pode repetir a formação com Lucas Silva, Lucas Romero, Gerson e Matheus Pereira.
Uma crítica de boa parte da torcida se relaciona com uma possível entrada de Gerson na vaga de Lucas Silva, o que abriria espaço, por exemplo, para Christian atuar novamente pelo lado direito. Dessa forma, o camisa 88 se destacou com o português Leonardo Jardim e era peça fundamental na defesa e no ataque.
O experiente Walace poderia ser um substituto de Romero, mas sequer foi relacionado nos últimos jogos. Acionado na derrota pelo Brasileirão, Matheus Henrique é mais um jogador à disposição para enfrentar o Betim.
Com Crias da Toca entre as opções, Tite também tem comandado treinos de olho nos jovens. Os volantes Murilo Rhikman e Japa, e os meias Vitinho, Rodriguinho, Rhuan Gabriel e Cauan Baptistella são alternativas para a etapa final.
Possibilidades no ataque
Sobre o sistema ofensivo, uma outra possibilidade é a entrada do equatoriano Keny Arroyo no lugar de Wanderson. Os pontas Kaique Kenji e Rayan Lelis “correm por fora”.
O colombiano Néiser Villareal pode ser usado tanto nos lados do campo quanto como um centroavante. Essa posição de definidor, além de Kaio Jorge, também conta com Chico da Costa entre as opções.
Em reta final de pré-temporada, o colombiano Luis Sinisterra já participa de trabalhos com o grupo, mas não deve ser opção para o duelo com o Betim.

