Vindo de três derrotas seguidas, o Cruzeiro tenta se recuperar na temporada e tem uma missão importante pela frente. A equipe celeste enfrenta o Betim, neste domingo (1º), às 20h, na Arena Vera Cruz, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro, e precisa da vitória para seguir na briga por uma vaga nas semifinais.
+ Leia mais: No Cruzeiro, Tite volta a perder três jogos seguidos na carreira após 12 anos; veja números
Para além dos três pontos, o time comandado pelo técnico Tite entra em campo pressionado para evitar igualar uma marca negativa que não acontece há quase três anos: quatro derrotas consecutivas.
A última vez que o Cruzeiro passou por essa situação foi entre março e abril de 2023, quando foi derrotado duas vezes pelo América-MG, nas semifinais do Campeonato Mineiro, perdeu para o Náutico, pela 3ª fase da Copa do Brasil, e caiu diante do Corinthians, na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pressão e instabilidade no Cruzeiro
O momento é de instabilidade. O próprio Tite já admitiu dificuldades para retomar o bom futebol apresentado em 2025, então sob o comando de Leonardo Jardim.
Em 2026, o time celeste já disputou seis partidas oficiais, com apenas duas vitórias e quatro derrotas, sendo três consecutivas para Democrata-GV, Atlético-MG e Botafogo.
A atual sequência negativa do Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 Democrata-GV – 22/01/2026 – 4ª rodada do Mineiro
Atlético-MG 2 x 1 Cruzeiro – 25/01/2026 – 5ª rodada do Mineiro
Botafogo 4 x 0 Cruzeiro – 29/01/2026 – 1ª rodada do Brasileiro
A última sequência de três derrotas havia ocorrido em abril de 2025, com reveses para Unión-ARG, Internacional e Mushuc Runa-EQU, em jogos da Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Jardim.
Início preocupante no Mineiro
Mesmo ainda em janeiro, a pressão já se instalou no Estadual. Com a derrota no clássico para o Atlético-MG, o Cruzeiro perdeu a liderança do Grupo C e agora soma seis pontos, na segunda colocação, dois atrás do líder North.
Pelo regulamento do Campeonato Mineiro, avançam às semifinais os líderes dos Grupos A, B e C, além do melhor segundo colocado na classificação geral. No momento, essa vaga está nas mãos do Pouso Alegre, com oito pontos no Grupo B – mesma pontuação do Democrata-GV no Grupo A, mas com vantagem no número de gols marcados.

