Com o Cruzeiro de olho, a liga Futebol Forte União (FFU) anunciou, nesta sexta-feira (30), o novo presidente. Presidente do Inter, Alessandro Barcellos será o responsável pelo grupo, especialmente após a saída de Marcelo Paz, contratado recentemente pelo Corinthians para ser o CEO do clube.
De acordo com FFU, a definição pelo nome de Barcellos ocorreu após assembleia geral. O nome do dirigente do Inter foi escolhido por aclamação, além de os clubes terem estabelecido a nova diretoria administrativa da liga e uma formação do comitê Condomínio Forte União.
No anúncio feito pela FFU nas redes sociais, a entidade destacou os valores expressivos dos direitos de transmissão de TV acordados para os clubes entre 2025 e 2029.
Na gestão de Marcelo Paz, o grupo também conseguiu reduzir a diferença entre os clubes que mais e menos arrecadaram para 1,97x, contra 6,25x no ano anterior.
Os valores do Cruzeiro em 2025
Vale lembrar que, no ano passado, segundo apurou o Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro recebeu R$ 160 milhões pelas cotas de televisão. Esse número foi de R$ 104 milhões em 2024.
Conforme apurou a reportagem, a LFU estabelece os seguintes critérios para o pagamento dos direitos de transmissão: 45% do valor total é distribuído igualmente entre os clubes, enquanto 30% da quantia é fatiada pela posição na tabela do Campeonato Brasileiro e outros 25% baseados na audiência.
No recorte dos 30% dos valores concedidos aos clubes por performance, são considerados os índices dos três últimos anos.
Isso significa, na prática, que um terço dos 30% se relaciona à posição da equipe em 2023, um terço com relação a 2024 e um terço para este ano.
Outro detalhe relevante que a reportagem apurou diz respeito ao aumento do contrato com o passar dos anos. Entre os clubes da LFU, está estabelecido que os valores sofrerão acréscimos anualmente até 2029.

