publicidade

Cruzeiro tem média de quase dois gols sofridos por jogo no início da ‘era Tite’

Em um mês, após troca de comando, Cruzeiro perde solidez defensiva e vira 'presa fácil' no início da temporada

publicidade

Após ter registrado a pior estreia na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ficou mais pressionado por resultados no começo de 2026. Sob desconfiança da torcida depois de ser atropelado pelo Botafogo, o time celeste tentará se reabilitar diante do Betim, no domingo (1º), às 20h (de Brasília), em Betim, pelo Campeonato Mineiro.

Conhecido por montar defesas sólidas, Tite não tem conseguido implementar sua principal marca no início do trabalho à frente do Cruzeiro. Essa situação, inclusive, preocupa o torcedor, já que a equipe sofreu dez gols em seis partidas, uma média de quase dois por partida.

Desde que Tite assumiu o cargo, o Cruzeiro levou ao menos um gol em cinco compromissos (83% do total), incluindo atuações com o time alternativo, mas também com os titulares. Foram seis gols sofridos nos últimos dois jogos, dado que serve de alerta para a sequência de uma longa temporada.

Tite com expressão de preocupação em derrota para o Botafogo
Tite com expressão de preocupação em derrota para o Botafogo (Foto: Thaís Magalhães/Cruzeiro)

Mesmo com um dos melhores elencos do país, o treinador apresenta dificuldade para ajustar o sistema defensivo, um ponto forte do trabalho de Leonardo Jardim no ano passado.

Vale lembrar que, em 2025, o Cruzeiro teve a segunda melhor defesa do Brasileirão, com 31 gols sofridos. Apenas o Flamengo (27) teve números melhores no quesito. Agora, a Raposa estreou da pior maneira possível e fechou a 1ª rodada na lanterna do campeonato.

O início da ‘era Tite’ no Cruzeiro

  • Cruzeiro 1×2 Pouso Alegre – Campeonato Mineiro
  • Tombense 1×2 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
  • Cruzeiro 5×0 Uberlândia – Campeonato Mineiro
  • Cruzeiro 0x1 Democrata-GV – Campeonato Mineiro
  • Atlético-MG 2×1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
  • Botafogo 4×0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro

Ameaçado no Estadual

Vulnerável na defesa, o Cruzeiro se vê ameaçado neste momento também no Estadual. Isso porque, depois de cinco jogos, os comandados de Tite não lideram o Grupo C do Campeonato Mineiro. Com seis pontos, a equipe celeste está na segunda posição, atrás do North, de Montes Claros, com oito. Athletic e Itabirito fecham o grupo, com cinco e quatro pontos, respectivamente.

Somente os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado geral avançam à semifinal do Estadual. Neste momento, URT, América-MG e North lideram, enquanto o Pouso Alegre é o segundo melhor colocado pelo número de gols marcados.

Para retomar o primeiro lugar de seu grupo, o Cruzeiro precisa vencer o Betim no fim de semana e torcer para um tropeço do North frente ao Democrata-GV. Os times do interior medirão forças neste sábado (31), às 18h (de Brasília), no Mamudão, em Governador Valadares.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste