publicidade

Tite admite erro de estratégia do Cruzeiro e responde sobre ‘única forma de reverter’ fase

Técnico do Cruzeiro avaliou goleada sofrida para o Botafogo, por 4 a 0, no Nilton Santos, na estreia do Campeonato Brasileiro

publicidade

Pressionado pelo início ruim à frente do Cruzeiro, Tite admitiu, após a goleada sofrida para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, um erro de estratégia da comissão técnica. Na noite dessa quinta-feira (29), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, a Raposa estreou mal e perdeu por 4 a 0 fora de casa.

Na coletiva pós-jogo, Tite reconheceu que poderia ter colocado os titulares do Cruzeiro mais vezes no início de 2026. O treinador entende que a equipe, do ponto de vista físico, está longe do ideal. Por esse motivo, o time tem caído expressivamente de desempenho nos segundos tempos. 

“Talvez, o erro maior nas reflexões que estou tomando – e foi na estratégia que entendi ser a mais importante -, foi a preservação da equipe, para retomar ritmo. A retomada de ritmo dela (equipe) é o mais importante. Poderia ter jogado mais jogos, mesmo correndo um risco maior de lesão. Estaria mais ritmada. Apressar o processo de voltar e um ritmo melhor, tal qual o ano passado”

Tite admitiu erro de estratégia do Cruzeiro no início da temporada

Na sequência, Tite apontou que o segundo gol do Botafogo praticamente minou as chances do Cruzeiro na partida. O lance aconteceu aos 30’ do segundo tempo, mas o comandante avaliou que o time celeste estava concentrado para buscar o empate.

“Das circunstâncias do jogo, do placar dilatado, foi determinante o segundo gol. No momento em que íamos fazer a substituição, o Jonathan sentiu, não ia sair. O árbitro apressou. Eu contenho, porque tenho que fazer essa substituição. O João não ia entrar. Acabamos tomando o gol. Aí, sim, virou outro jogo. A grandeza do Cruzeiro não permite um placar dilatado”, completou.

Como resolver a queda de rendimento?

Perguntado sobre como pretende resolver a queda de rendimento nos segundos tempos dos jogos, Tite afirmou que o primeiro passo é absover as críticas. Depois, o Cruzeiro precisa ser mais efetivo nas chances criadas. Uma aposta é dar mais ritmo aos titulares, ainda que estejam no início da temporada.

“Primeiro, a persistência e a resiliência são fundamentais no futebol. Absorver os erros, as críticas. Nós somos expostos e temos que ter a grandeza de entender todas as críticas que vierem. A dor que o torcedor está sentindo. Eu compreendo, nós estamos sentindo também”, disse.

“A única forma de reverter é com resultados. E isso se transfere para o próximo jogo. O ritmo, eu volto a bater: daqui a pouco, com uma equipe que estivesse mais rodada, e tivesse estrategicamente jogado mais, estaria melhor. Preservei pela saúde de alguns, mas outros aspectos, a efetividade”.

Tite, técnico do Cruzeiro

Pressão em cima de Tite

Com o resultado, o Cruzeiro ampliou a sequência preocupante no início da temporada, com três derrotas seguidas, incluindo dois jogos do Campeonato Mineiro

No começo da “era Tite”, o Cruzeiro soma quatro resultados negativos e duas vitórias em seis compromissos. Agora, cresce a pressão por desempenho e placares melhores no Estadual e também na reta inicial do Brasileirão.

Próximo jogo do Cruzeiro

Após a estreia no Brasileirão, o Cruzeiro volta a se concentrar no Campeonato Mineiro. O próximo jogo será no domingo (1º), às 20h (de Brasília), contra o Betim, na Arena Vera Cruz, em Betim, pela 6ª rodada do Estadual.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores