Em busca do pentacampeonato, o Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro de 2026 nesta quinta-feira (29), diante do Botafogo, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 1ª rodada da competição.
Em 2025, o time celeste, então comandado por Leonardo Jardim, teve uma campanha sólida na disputa por pontos corridos, encerrando a competição na terceira colocação, com 70 pontos.
Agora sob o comando de Tite, o Cruzeiro busca voos ainda maiores, sonhando com o título da competição.
O momento, no entanto, é de certa pressão. Oscilando neste início de Campeonato Mineiro, o time celeste está fora da zona de classificação para a próxima fase e vem de derrota no clássico contra o Atlético-MG.
O Botafogo, por sua vez, vive um período conturbado nos bastidores, afetado por um transfer ban imposto pela FIFA que impede o clube de registrar novos reforços. Ainda assim, o time carioca chega embalado por duas vitórias consecutivas e boa campanha no Campeonato Carioca.
Retrospecto é muito favorável
Diante dos cariocas, o Cruzeiro poderá ampliar uma longa invencibilidade no retrospecto geral. Por todas as competições, a última derrota para o Botafogo foi há quase dez anos. No dia 11 de setembro de 2026, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Além da longa invencibilidade contra o Botafogo no histórico mais recente, o Cruzeiro também não perde no Nilton Santos há quase 15 anos. O último revés aconteceu no dia 29 de outubro de 2011, quando os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Loco Abreu, pela 32ª rodada do Brasileirão.
Botafogo x Cruzeiro: palpites
Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2025, Kaio Jorge mostrou, neste temporada, que segue em alta. Autor do gol celeste no clássico do último domingo (25), o atacante vai ao Rio de Janeiro como a principal esperança de gols do Cruzeiro.
Por isso, o palpite é que Kaio Jorge marque a qualquer momento.
Botafogo x Cruzeiro: onde assistir
- Streaming: Prime Video
- Youtube: A Samuca TV transmite a partida em áudio, com imagens da ancoragem e da narração de Léo Campos, diretamente do Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Do estádio, Samuel Venâncio atualiza as últimas informações do Cruzeiro. O pré-jogo começa às 19h30, com comentários de Rapha Oliveira e Thiago Valu.
Quem pode jogar e desfalques
Botafogo
Vivendo um período conturbado no extra-campo, o Botafogo não poderá contar com os reforços contratados para a temporada de 2026 neste início de Campeonato Brasileiro, por conta de um transfer ban imposto pela FIFA, que impede o clube de registrar novos atletas.
Com isso, seguem fora da estreia os zagueiros Riquelme e Ythallo, o volante Wallace Davi e o atacante Lucas Villalba.
Além dos vetados pelo transfer ban, o técnico Martín Anselmi também não terá à disposição os lesionados: o zagueiro Kaio Pantaleão (em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), o meio-campista Cauã Zappellini (lesão óssea) e os atacantes Joaquín Correa e Chris Ramos.
Por outro lado, a equipe contará com o retorno de Kadir, que estava defendendo a seleção do Panamá. O atacante pode ganhar vaga entre os titulares, substituindo Arthur Cabral.
Caso mantenha o modelo tático utilizado no Campeonato Carioca, a tendência é que o Botafogo atue com um esquema com três zagueiros, com Newton improvisado no setor defensivo.
No gol, segue a dúvida entre Léo Linck e Neto, que têm se revezado como titulares durante o Estadual.
Cruzeiro
Para o duelo, mesmo dividindo as atenções com o Campeonato Mineiro, onde vive momento de pressão, a tendência é que o Cruzeiro entre em campo com força máxima no Rio de Janeiro.
A principal ‘dúvida’ na escalação passa pelo meio-campo. Gerson, que estreou contra o Democrata-GV na última quinta-feira (22), também atuou no clássico contra o Atlético-MG, mas começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo.
Agora, com mais minutos em campo e sessões de treino acumuladas, o novo camisa 11 pode ser escolhido como titular. Se for escalado desde o início, resta saber em qual função atuará.
No clássico, Gerson entrou no lugar de Lucas Silva. Com a mudança, Christian foi recuado para atuar como segundo volante, e o ‘Coringa’ passou a ocupar a meia-direita.
No ataque, Matheus Pereira e Kaio Jorge são considerados peças certas entre os titulares. O terceiro nome do setor ofensivo, no entanto, ainda é alvo de disputa. Wanderson tem sido o escolhido por Tite neste início de temporada. Ele marcou um gol contra o Uberlândia, mas oscilou no clássico diante do Atlético-MG.
Do outro lado está Arroyo, principal concorrente na posição atualmente. O equatoriano foi titular duas vezes em 2026, ambas com o time alternativo, e entrou no segundo tempo do clássico. Na ocasião, perdeu uma chance clara de empatar o jogo na Arena e deixou o campo chorando.
No banco de reservas, Tite tem uma novidade: Matheus Henrique se recuperou de lesão na panturrilha esquerda e volta a ficar à disposição.
Seguem fora: o atacante Marquinhos (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal do joelho esquerdo), o goleiro Matheus Cunha (lesão no menisco do joelho direito), o zagueiro Villalba (já se recuperou de lesão no tornozelo e voltou aos treinos nesta semana) e o atacante Luis Sinisterra (fazendo trabalhos específicos de pré-temporada).
Botafogo x Cruzeiro: ficha técnica
Botafogo
Neto (Léo Linck); Mateo Ponte, Alexander Barboza, Newton; Vitinho, Allan, Danilo, Alex Telles; Artur, Montoro e Kadir (Arthur Cabral). Técnico: Martín Anselmi
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Gerson), Christian, Matheus Pereira e Wanderson; Kaio Jorge. Técnico: Tite.
- Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 29 de janeiro de 2026 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Schumacher Marques Gomes (PB)
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

