publicidade

As opções de Tite para a estreia do Cruzeiro no Brasileirão contra o Botafogo

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira (29), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

publicidade

Depois de uma campanha sólida em 2025, quando terminou entre os três primeiros colocados, o Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (29), às 21h30, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 1ª rodada da competição.

Para o duelo, mesmo dividindo as atenções com o Campeonato Mineiro, onde vive momento de pressão, a tendência é que o Cruzeiro entre em campo com força máxima no Rio de Janeiro.

A principal ‘dúvida’ na escalação passa pelo meio-campo. Gerson, que estreou contra o Democrata-GV na última quinta-feira (22), também atuou no clássico contra o Atlético-MG, mas começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo.

Agora, com mais minutos em campo e sessões de treino acumuladas, o novo camisa 11 pode ser escolhido como titular. Se for escalado desde o início, resta saber em qual função atuará.

No clássico, Gerson entrou no lugar de Lucas Silva. Com a mudança, Christian foi recuado para atuar como segundo volante, e o ‘Coringa’ passou a ocupar a meia-direita.

Disputa na ponta segue indefinida

No ataque, Matheus Pereira e Kaio Jorge são considerados peças certas entre os titulares. O terceiro nome do setor ofensivo, no entanto, ainda é alvo de disputa.

Wanderson tem sido o escolhido por Tite neste início de temporada. Ele marcou um gol contra o Uberlândia, mas oscilou no clássico diante do Atlético-MG.

Do outro lado está Arroyo, principal concorrente na posição atualmente. O equatoriano foi titular duas vezes em 2026, ambas com o time alternativo, e entrou no segundo tempo do clássico. Na ocasião, perdeu uma chance clara de empatar o jogo na Arena e deixou o campo chorando.

DM tem novidades

A defesa do Cruzeiro pode ter uma novidade entre os relacionados para a estreia pelo Brasileirão. O zagueiro Villalba, que se recuperou de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, já treina normalmente com o grupo. Titular em grande parte da temporada passada, ele vinha sendo substituído por Jonathan Jesus.

No meio-campo, Matheus Henrique também está em fase final de recuperação de uma contratura na panturrilha esquerda. Ele participa das atividades em campo com os companheiros, mas ainda de forma parcial.

Por outro lado, o Cruzeiro tem outros desfalques confirmados para a estreia. O atacante Marquinhos, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão meniscal no joelho esquerdo, segue em recuperação e está fora de combate. O goleiro Matheus Cunha também está entregue ao departamento médico, tratando uma lesão no menisco do joelho direito.

Outro nome que ainda não está à disposição é o do colombiano Luis Sinisterra. O atacante segue em processo de pré-temporada, com foco no fortalecimento muscular e na busca pela melhor forma física, visando evitar novas lesões. Assim como Matheus Henrique, ele tem feito trabalhos parciais com o grupo.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores