publicidade

Botafogo x Cruzeiro: CBF define VAR para jogo pelo Brasileirão

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira (29), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (27), o nome árbitro de vídeo designado para jogo entre Botafogo x Cruzeiro. A partida, válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (29), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, de São Paulo, será o responsável pelo VAR. Ele será auxiliado na cabine por Herman Brumel Vani (SP) e Adriano Barros Carneiro (MA). Nessa segunda (26), a CBF havia divulgado o nome de Matheus Candançan (SP) como árbitro do jogo pelo Brasileirão.

Conforme as regras estabelecidas pela CBF, as escolhas dos árbitros para os jogos do Brasileirão são feitas pelos critérios de “fases da competição, importância e grau de complexidade de cada partida, qualificação, condicionamento físico e desempenho técnico dos árbitros”.

Na temporada passada, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral foi VAR de apenas um jogo do Cruzeiro: o empate por 0 a 0, diante do Vitória, no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada do Brasileiro.

Cruzeiro sob pressão

Com a derrota no clássico, o elenco comandado pelo técnico Tite ficou pressionado no Campeonato Mineiro. Após cinco rodadas, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança do Grupo C, com seis pontos, dois a menos em relação ao líder North.

Vale lembrar que apenas os primeiros colocados de cada grupo e o segundo melhor colocado avançam à semifinal. Neste momento, URT, América-MG, Pouso Alegre (pelo número de gols marcados) e North estariam classificados.

O Cruzeiro perdeu três das cinco primeiras partidas na temporada: para o Pouso Alegre, o Democrata-GV e, agora, o Atlético-MG. A Raposa venceu o Tombense e o Uberlândia no Estadual.

Retrospecto é muito favorável

Agora, o Cruzeiro tenta se recuperar e dar uma resposta à torcida no duelo com o Botafogo. Um trunfo para o jogo no Rio de Janeiro é o ótimo aproveitamento contra o Botafogo.

Diante dos cariocas, o Cruzeiro poderá ampliar uma longa invencibilidade no retrospecto geral. Por todas as competições, a última derrota para o Botafogo foi há quase dez anos. No dia 11 de setembro de 2026, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Desde aquele confronto, o Cruzeiro somou seis vitórias e nove empates no período, com aproveitamento de 60%. Os duelos foram válidos pelas Séries A e B, além de compromissos pela Copa do Brasil.

Nas últimas duas edições do Brasileirão, o Cruzeiro foi até o Nilton Santos, derrotou o Botafogo e não sofreu um gol sequer.

Além da longa invencibilidade contra o Botafogo no histórico mais recente, o Cruzeiro também não perde no Nilton Santos há quase 15 anos. 

O último revés aconteceu no dia 29 de outubro de 2011, quando os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Loco Abreu, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores