A Federação Mineira de Futebol (FMF) sinalizou, na tarde desta segunda-feira (26), que o jogo entre Betim e Cruzeiro, válido pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro, será com portões fechados. O duelo ocorrerá no domingo (1º), às 20h (de Brasília), na Arena Vera Cruz, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em contato com o Central da Toca, a FMF alegou que os laudos protocolados pelo Betim só permitem a realização da partida com torcida única. Desta forma, segundo o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a partida contra o Cruzeiro precisaria ocorrer com portões fechados.
De acordo com a FMF, o Betim poderá fazer a alteração do local do jogo até quarta-feira (28), desde que escolha um local a menos de 50km de distância da Arena Vera Cruz.
Procurado pela reportagem, o Betim confirmou a realização do jogo em sua casa. Sobre a situação dos portões fechados, a diretoria do clube ainda não se manifestou. A matéria será atualizada em caso de novo posicionamento.
Cruzeiro viveu situação semelhante em 2024
Em dezembro de 2024, o Cruzeiro viveu situação semelhante, mas no duelo com o Palmeiras, no Mineirão, em BH, pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
No dia 27 de outubro daquele ano, membros de organizadas do Palmeiras armaram uma “emboscada” para integrantes da Máfia Azul, principal organizada ligado ao Cruzeiro, na rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, no interior de São Paulo.
Naquele dia, os criminosos interceptaram dois ônibus que transportavam cruzeirenses e, além de incendiarem os coletivos, agrediram membros da Máfia Azul com chutes e até pauladas.
Por causa do histórico de rivalidade entre as organizadas, no fim do ano, quando os times se enfrentaram, a CBF confirmou a partida com portões fechados.
Inicialmente, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) sinalizou que não teria tempo hábil para montar uma operação de segurança.
Depois, a corporação afirmou que teria condições de assegurar o jogo com a presença das duas torcidas, mas houve veto da CBF. Diante desse cenário, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentaram com portões fechados.

