O Cruzeiro recebeu, nos últimos dias, uma oferta de cerca de 2,5 milhões de euros (R$ 15,5 milhões) do Rio Ave, de Portugal, pelo meio-campista Ryan Guilherme, de 23 anos. A transferência é analisada pelas partes.
Em função da possibilidade de saída, o jogador não foi relacionado para o jogo do Cruzeiro contra o Atlético-MG, neste domingo (25), pela 5ª rodada do Estadual. Ele foi uma das ausências no jogo, vencido pelo rival por 2 a 1, na Arena, em Belo Horizonte.
O interesse do Rio Ave foi divulgado inicialmente pela Rádio Itatiaia e confirmado pelo Central da Toca, que avançou na apuração.
Ryan Guilherme foi contratado pelo Cruzeiro em setembro de 2025, já com Pedro Lourenço como presidente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Para comprar 85% dos direitos econômicos do jogador, a Raposa pagou cerca de R$ 9 milhões. O Fortaleza, responsável pela venda, manteve um percentual dos direitos.
Em pouco mais de cinco meses com a camisa do Cruzeiro, Ryan entrou em campo seis vezes – três em 2025 e outras três em 2026. Ele não marcou gols ou deu assistências.
Se confirmar a transferência para o Rio Ave, Ryan retornará ao país em que mais se destacou profissionalmente. No primeiro semestre de 2025, ele defendeu o União Leiria, clube pelo qual disputou 29 jogos, marcou um gol e deu três assistências.

