publicidade

Atlético-MG x Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro: quem pode jogar e desfalques

Equipes se enfrentam neste domingo (25), às 18h (de Brasília), pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, na Arena, em Belo Horizonte

publicidade

Pelo primeiro clássico da temporada, o Cruzeiro volta a campo neste domingo (25), diante do Atlético-MG, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. As equipes medirão forças às 18h (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte.

+ Leia também: Cássio treina, e Cruzeiro encerra preparação para clássico contra o Atlético-MG

Líder do Grupo C, com seis pontos conquistados, o time comandado pelo técnico Tite busca se consolidar nesta edição de Estadual. Apesar da primeira posição, o time celeste é seguido de perto pelo North (5 pontos), Itabirito (4 pontos) e Athletic (4 pontos).

Até aqui, o Cruzeiro venceu dois jogos (Tombense e Uberlândia) e perdeu outros dois confrontos (Pouso Alegre e Democrata, ambos no Mineirão). Diante do rival, a Raposa terá o time titular à disposição pela segunda vez no Mineiro. Na primeira oportunidade, contra o time do Triângulo Mineiro, os comandados de Tite golearam por 5 a 0 no Mineirão.

Presença da torcida na Arena

Após quase três anos sem a presença dos torcedores celestes na Arena, o Cruzeiro contará com o apoio de 2.500 pessoas no setor visitante do estádio. A última vez que isso aconteceu foi em outubro de 2023, quando venceu o rival por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Desde então, após um acordo entre as diretorias, firmado ainda na gestão de Ronaldo, em janeiro de 2024, a presença de torcida visitante foi vetada nos clássicos, independentemente da competição e do local de disputa.

Com o fim do acordo, e o Cruzeiro sob nova direção, agora com Pedro Lourenço como presidente da SAF celeste, o clube fez valer o direito de contar com um percentual de sua torcida como visitante nos clássicos.

Quem pode jogar e desfalques

Atlético-MG

Instável no Campeonato Mineiro, o Atlético-MG chega ao duelo com o Cruzeiro precisando vencer para seguir vivo na luta pela classificação. Até aqui, o rival ainda não venceu no Estadual e soma quatro pontos em 12 disputados.

A equipe comandada por Jorge Sampaoli, que fez mistério na última atividade antes da partida, neste domingo (24), tem uma dúvida importante no setor defensivo. Titular, o zagueiro Vitor Hugo sentiu um incômodo na coxa direita no jogo contra o América-MG e precisou deixar o gramado no segundo tempo.

O defensor foi reavaliado no departamento de Saúde e Performance do clube mineiro e não foi a campo na atividade dessa sexta-feira (23).

O grande problema para o Atlético-MG é que outros dois zagueiros já são desfalques confirmados para o duelo. Lyanco e Iván Román seguem em tratamento no departamento médico desde o ano passado. Se confirmada a ausência de Vitor Hugo, Sampaoli terá quatro opções para escalar a defesa titular: Ruan Tressoldi, Júnior Alonso, Vitão e Samuel.

Durante a semana, por outro lado, o técnico argentino ganhou um reforço. O volante Patrick se recuperou de uma lesão no posterior da coxa direita, participou dos trabalhos com o restante do elenco e ficará à disposição de Sampaoli.

Provável escalação do Atlético-MG: Everson; Preciado, Ruan Tressoldi, Júnior Alonso e Renan Lodi; Maycon, Alan Franco, Igor Gomes e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli

Cruzeiro

Em trabalho de controle de carga desde o início do Mineiro, o Cruzeiro tem poucas dúvidas para o clássico pela 5ª rodada. Após perder com a equipe mista por 1 a 0 para o Democrata-GV, na última quinta-feira (22), o técnico Tite planeja levar força máxima para o duelo na Arena.

O goleiro Cássio sentiu um incômodo nos dedos da mão esquerda depois de uma defesa no último jogo e precisou ser substituído por Otávio no intervalo de jogo. Neste sábado (24), porém, o camisa 1 treinou normalmente e deverá ir para o jogo.

Dois jogadores não estarão à disposição de Tite. São o volante Matheus Henrique e o atacante Luis Sinisterra. O meio-campista sofreu uma contratura na panturrilha esquerda na estreia do Cruzeiro no Estadual e segue tratamento no DM. O colombiano, por sua vez, faz um trabalho especial nas dependências da Toca da Raposa II para o recondicionamento físico.

O zagueiro Lucas Villalba, que treinou parcialmente com os companheiros, deverá retornar ao time apenas na estreia do Brasileirão, na partida contra o Botafogo, marcada para as 21h30 de quinta-feira (29).

Principal contratação do Cruzeiro em 2026, Gerson será relacionado, mas não deverá iniciar a partida contra o Atlético-MG entre os titulares. Acionado pela primeira vez com a camisa celeste no confronto com o Democrata, o ‘Coringa’, ainda fora do ritmo ideal, deve ser opção de banco para o decorrer da partida.

Provável escalação do Cruzeiro: Cássio (Otávio); William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Wanderson; Matheus Pereira e Kaio JorgeTécnico: Tite

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Cruzeiro busca ‘formação ideal’ com Tite e ainda não repetiu a escalação em 2026

Com calendário apertado e 'pressão' no Estadual, treinador testou diferentes peças até aqui