Em busca da recuperação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro entra em campo neste domingo (25), para enfrentar o Atlético-MG, às 18h (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte, pelo primeiro clássico da temporada. As equipes medem forças pela 5ª rodada do Estadual.
+ Leia também: Cruzeiro pode se isolar como maior algoz do Atlético-MG na Arena; veja números
Frustrado após a derrota para o Democrata, por 1 a 0, depois de domínio pleno do confronto no Mineirão, o time comandado pelo técnico Tite terá mais um desafio pela frente. Diante da equipe de Jorge Sampaoli, o Cruzeiro vai em busca de retomar a liderança do Grupo C.
Até aqui, o time celeste soma seis pontos conquistados em quatro partidas disputadas no Mineiro. A Raposa venceu dois (Tombense e Uberlândia) e perdeu outros dois confrontos (Pouso Alegre e Democrata).
Hegemonia na Arena
O Cruzeiro terá a chance de ampliar uma hegemonia dentro da casa do rival. Com três vitórias, o time celeste é, ao lado do Flamengo, o clube que mais venceu o Atlético-MG em sua casa. Caso triunfe novamente, a Raposa se tornará isoladamente o maior algoz do rival.
Desde 2023, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentaram seis vezes na Arena, com três vitórias cruzeirenses, dois empates e apenas uma derrota. O time celeste marcou oito gols e sofreu seis, com aproveitamento de 61,1% dos pontos disputados. Os confrontos ocorreram pelas três principais competições nacionais: Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Atlético-MG x Cruzeiro: palpites
Utilizando a formação titular pela segunda vez na temporada, o Cruzeiro terá sua primeira ‘prova’ contra uma equipe de Série A do Brasileirão em 2026. Até o momento, o time comandado pelo técnico Tite é o líder do Grupo C, com seis pontos conquistados em quatro partidas no Mineiro.
Do outro lado, pressionado por resultados, o Atlético-MG ainda não venceu no Estadual, ao mesmo tempo que também não perdeu. São quatro jogos e quatro empates no Campeonato Mineiro.
Apesar dos cenários opostos nesse início de Estadual, a tendência é de um jogo truncado na Arena, em Belo Horizonte. Diferente da Raposa, o rival precisa da vitória para seguir sonhando com a classificação. Dessa forma, o palpite indicado é mais de 1,5 gol na partida.
Quer fazer um palpite para este jogo? Acesse KTO.bet.br. Jogue com responsabilidade. Apostas são permitidas apenas para maiores de 18 anos.
Atlético-MG x Cruzeiro pelo Mineiro: onde assistir
- TV Aberta: Globo
- Pay-per-view: Premiere
- Youtube: A Samuca TV transmite a partida em áudio, com imagens da narração de Gabriel Nogueira, diretamente da Arena, em Belo Horizonte. Do estádio, Samuel Venâncio atualiza as últimas informações do Cruzeiro. O pré-jogo começa às 15h, com ancoragem de Léo Campos e comentários de Caio Fábio e Thiago Valu.
Quem pode jogar e desfalques
Atlético-MG
Instável no Campeonato Mineiro, o Atlético-MG irá para o duelo com o Cruzeiro precisando vencer para seguir vivo na luta pela classificação. Dividido em três grupos, apenas quatro equipes se classificam à fase final do Campeonato Mineiro: os três primeiros colocados e o melhor segundo. Nesse momento, o rival ainda não venceu no Estadual e soma quatro pontos em 12 disputados.
Para complicar a situação do Atlético-MG, a equipe terá uma dúvida importante no setor defensivo. Titular do técnico Jorge Sampaoli, o zagueiro Vitor Hugo não tem presença garantida no clássico. O jogador sentiu um incômodo na coxa direita contra o América-MG e precisou deixar o gramado no segundo tempo.
De acordo com as informações do ge, o defensor foi reavaliado no departamento de Saúde e Performance do clube mineiro e não foi a campo na atividade dessa sexta-feira (23).
O grande problema para o Atlético-MG é que outros dois zagueiros já eram desfalques confirmados para o duelo. Tanto Lyanco quanto Iván Román seguem tratamento no departamento médico do clube. Sampaoli terá apenas quatro opções para escalar a defesa titular: Ruan Tressoldi, Júnior Alonso, Vitão e Samuel.
Durante a semana, porém, o comandante da equipe mineira ganhou um reforço. O volante Patrick se recuperou de uma lesão no posterior da coxa direita, participou dos trabalhos com o restante do elenco e está à disposição de Sampaoli para o clássico.
Cruzeiro
O Cruzeiro busca a consolidação no Campeonato Mineiro. Pressionado pelos adversários, o time celeste foi ultrapassado pelo North, que chegou aos oito pontos ao vencer o Pouso Alegre por 5 a 3 nesse sábado. A Raposa tem seis pontos e pode retomar a liderança do Grupo C em caso de triunfo. Itabirito (4 pontos) e Athletic (4 pontos) fecham o grupo.
O goleiro Cássio sentiu um incômodo nos dedos da mão esquerda depois de uma defesa no último jogo e precisou ser substituído por Otávio no intervalo de jogo. Neste sábado (24), porém, o camisa 1 treinou normalmente e deverá ir para o jogo.
Dois jogadores não estarão à disposição de Tite. São o volante Matheus Henrique e o atacante Luis Sinisterra. O meio-campista sofreu uma contratura na panturrilha esquerda na estreia do Cruzeiro no Estadual e segue tratamento no DM. O colombiano, por sua vez, faz um trabalho especial nas dependências da Toca da Raposa II para o recondicionamento físico.
O zagueiro Lucas Villalba, que treinou parcialmente com os companheiros, deverá retornar ao time apenas na estreia do Brasileirão, na partida contra o Botafogo, marcada para as 21h30 de quinta-feira (29).
Principal contratação do Cruzeiro em 2026, Gerson será relacionado, mas não deverá iniciar a partida contra o Atlético-MG entre os titulares. Acionado pela primeira vez com a camisa celeste no confronto com o Democrata, o ‘Coringa’, ainda fora do ritmo ideal, deve ser opção de banco para o decorrer da partida.
Atlético-MG x Cruzeiro: ficha técnica
Atlético-MG
Everson; Preciado, Ruan Tressoldi, Júnior Alonso e Renan Lodi; Maycon, Alan Franco, Igor Gomes e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli
Cruzeiro
Cássio (Otávio); William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Wanderson; Matheus Pereira e Kaio Jorge. Técnico: Tite
- Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 25 de janeiro de 2025 (domingo), às 18h (de Brasília)
- Local: Arena, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

