publicidade

Cria do Cruzeiro ganha sequência e elogios de Tite: ‘Vestiu a camisa’

Titular em três jogos, meio-campista ganha confiança do treinador e cresce na temporada

publicidade

Cria das categorias de base do Cruzeiro, o meio-campista Japa vem ganhando sequência sob o comando do técnico Tite neste início de Campeonato Mineiro. Polivalente, o jogador atuou nas quatro partidas do Estadual até aqui, sendo três como titular e uma saindo do banco.

Recuperado de uma grave lesão sofrida em 2025, Japa tem aproveitado bem as oportunidades em 2026. Foi titular contra Pouso Alegre, Tombense e Democrata-GV, além de entrar no segundo tempo diante do Uberlândia. Com um gol e uma assistência, foi o grande destaque na vitória sobre o time de Tombos.

Na entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Democrata-GV, na última quinta-feira (22), no Mineirão, Tite falou sobre a necessidade de rodar o elenco devido à maratona de jogos, e aproveitou para exaltar a postura de Japa.

“O mesmo tempo que temos, vão ter as outras equipes também. O que tem de diferente é que temos 24 horas a menos que o nosso adversário do clássico de domingo. Seria irresponsável se colocasse toda a equipe para jogar, devido à sequência forte de jogos. É um acúmulo de jogos”, iniciou.

“Temos que olhar um pouco mais aberto. Aí tem que usar o grupo todo. E tem jogadores, por exemplo… o Japa é grande. O Japa é grande. Nos jogos que ele fez, tem uma regularidade… já pode jogar. O moleque vestiu a camisa e não sente mais peso. Só para dar um exemplo positivo. É jogando que vai adquirir essa postura, personalidade e imposição”

Tite, técnico do Cruzeiro

Com contrato renovado, o polivalente jogador atua como meia e volante, mas também já foi utilizado até como lateral-esquerdo ao longo da carreira. Japa tem demonstrado versatilidade e se consolidado como uma peça útil para o elenco nesta temporada.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores

Tite avalia fragilidade defensiva do Cruzeiro e indica correções após empate contra Mirassol

Técnico viu pressão ficar ainda maior após novo tropeço no Campeonato Brasileiro; Cruzeiro é o vice-lanterna depois de três rodadas

Tite, do Cruzeiro, explica ‘discussão’ com filho no banco de reservas: ‘Não vou deixar’

Treinado explicou o desentendimento na área técnica durante a vitória do Cruzeiro sobre o América-MG, pela sétima rodada do Estadual